REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Dez pacientes que apresentaram sintomas foram confirmados com a varíola dos macacos, doença causada pleo vírus Monkeypox. Esse dado está no novo informe divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira (3).

O pacientes são das seguintes cidades:

  • Palmas – 5
  • Araguaína – 1
  • Miracema do Tocantins – 2
  • Nazaré – 1
  • Paraíso do Tocantins – 1

Segundo o último boletim da Prefeitura de Palmas, na capital há um caso a mais contabilizado, totalizando seis. Se trata de um paciente que não é morador da cidade, mas foi diagnosticado, notificado e monitorado na capital, constando na base de dados somente do município.

Ainda conforme os novos dados do estado, há 37 casos ainda em investigação, sendo 27 em Palmas, 2 em Itapiratins e um caso nas seguintes cidades: Ananás, Aparecida do Rio Negro, Araguaína, Colinas do Tocantins, Conceição do Tocantins, Guaraí e Paraíso do Tocantins.

O primeiro caso da doença no Tocantins foi confirmado em 25 de julho de 2022. As amostras dos pacientes em investigações são encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG) e o prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias.

Caso o morador da capital apresente sintomas característicos da varíola dos macacos, como febre, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele ou até falta de apetite, deve procurar a uma unidade de saúde de referência ou umas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins realiza solenidade de abertura dos JET’s 2022
Próximo artigoToinho Andrade agradece os mais de 63 mil votos e fala sobre sua atuação futura frente a Aleto e na Câmara Federal