Mauro Carlesse

No dia 20 de outubro, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), foi afastado por seis meses de suas funções por unanimidade pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Carlesse é investigado por uma extensa lista de crimes, conforme aponta a Corte de Justiça.

O governador é acusado de chefiar uma suposta organização criminosa que extorquia dinheiro de empresários do setor de saúde. O médico Luciano Teixeira, dono de um dos maiores hospitais de Palmas, fez várias denúncias graves e registrou Boletim de Ocorrência na Polícia; tá pagando um plano de saúde e não tem atendimento por causa da corrupção, temos duas UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo, fechadas desde o ano passado por falta de recebimento do Plansáude, enquanto isso os pacientes do Plansaúde estão morrendo, disse o médico Luciano Teixeira ao Fantástico. O Plansaúde é o plano de assistência médica para os servidores públicos do Tocantins.

Ainda de acordo com Luciano, Mauro Carlesse sistematicamente atrasava pagamentos do Plansaúde; todo esse atraso de pagamento tinha uma intenção que era criar uma dificuldade para melhor facilidade, que era extorsão, extorquir os hospitais e clínicas; se não pagava propina, não recebia do governo tinha que dar um cheque pra eles antes, pra depois receber, disse ele.

De acordo com a Polícia Federal (PF), os envolvidos no esquema usavam empresas que emitiam notas de produtos hospitalares nos valores da propina, produtos que não existiam. Os hospitais e clínicas extorquidos pagavam esses valores e aí a nota era cancelada.

Isso não tem como fazer, você emitir várias notas com valores tão altos e você cancelar todas elas, sem o estado vir atrás para saber por que essas notas estão sendo canceladas, afirmou Luciano.

NEGOCIAÇÃO

Conforme a investigação, os valores da propina eram negociados pelo secretário especial de parcerias e investimentos, Claudinei Aparecido Quaresemin. Ele é sobrinho do governador Carlesse e também foi afastado do cargo por 180 dias. Depois, foi exonerado pelo governo em exercício.

Segundo Luciano Teixeira, dois parentes que administram o hospital da família estiveram com Claudinei em junho de 2019 para cobrar as dívidas do Plansaúde.

A gente precisa receber pelo menos um mês ou dois para gente continuar atendendo os usuários do Plansaúde. Aí diz que ele pegou um papel, escreveu num papel, entregou para ele a porcentagem que tinha que pagar, disse.

Um dos supostos pagamentos de propina foi registrado em vídeo, dois meses depois dessa reunião. As imagens mostram um carro preto, que segundo a Polícia Federal é dirigido por Rômulo Bueno Marinho Bilac, que seria um dos operadores da organização criminosa.

Luciano disse que além de Rômulo existia outro operador que buscava pagamentos: Benedito Dílson dos Santos Gomes. Os dois iam com frequência ao hospital da família em Palmas.

INTERVENÇÃO NA CÚPULA DA POLÍCIA CIVIL

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal afirmam que para manter os esquemas de propina a suposta organização criminosa, liderada pelo governador Mauro Carlesse dentro do Palácio Araguaia, fez uma intervenção direta na cúpula da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo a decisão do Superior Tribunal de Justiça, o governo nomeou aliados para controlar todas as investigações de corrupção que vinham sendo feitas pela Polícia Civil. Em novembro de 2019 foram 126 delegados transferidos, do total de 162 no estado. Entre eles, os quatro delegados da divisão especializada de combate à corrupção.

A Polícia Federal descobriu até uma mensagem do governador pedindo ao secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, para apertar o que pudesse e não deixar tempo pra eles pensarem. A resposta do secretário foi: Agora é atropelar.

O QUE DIZ CARLESSE

O governador afastado, Mauro Carlesse (PSL), divulgou no dia 22 de outubro um vídeo onde fala sobre seu afastamento do cargo de chefe do poder executivo do Tocantins por 6 meses, determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele disse que tá uma confusão danada e que está sem saber do que está sendo acusado, e garante conseguir retornar ao cargo.

Eu estou só aguardando que venha a documentação pra saber da acusação a qual eu tive que me afastar temporariamente do governo, disse ele em um trecho do vídeo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorNorte do Tocantins tem alerta de tempestades  
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa prestigia final do Campeonato de Futebol Amador no Bico do Papagaio e reforça criação da Secretaria do Esporte