Em reunião nesta segunda-feira (14), o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, manifestou à senadora Kátia Abreu (PDT-TO) e aos signatários da Carta de Palmas apoio total para resolver o problema da adoção tardia – de crianças e adolescentes acima de três anos – no Estado.

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema. Atualmente, no Brasil, mais de 9 mil crianças e adolescentes aguardam na fila da adoção. Mais de 70% têm entre 6 e 17 anos. Ao mesmo tempo, o número de pessoas dispostas a adotar ultrapassa os 46 mil.

O desembargador recebeu a Carta de Palmas, assinada por diversas instituições com metas para amenizar o problema da adoção tardia e se comprometeu em auxiliar naquilo que estiver no âmbito do Judiciário. Neto também adiantou à senadora Kátia Abreu que será realizado um mutirão para aperfeiçoar os dados de adoção no estado. Ao mesmo tempo, serão ampliados os cursos sobre adoção oferecidos tantos às pessoas que têm interesse em adotar quanto aos servidores do Judiciário.

Kátia Abreu também recebeu um Termo de Cooperação assinado pelo TJ, Corregedoria de Justiça de do Tocantins, prefeitura de Palmas e casas de acolhida para a elaboração de um projeto de apadrinhamento. O tema tem o apoio da senadora Kátia Abreu, como uma forma de dar atenção aos menores que estão em abrigos aguardando pela adoção.

Assinam a Carta de Palmas a senadora Kátia Abreu, a deputada estadual Amália Santos, a jornalista Roberta Tum, a defensora Pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca) Fabiana Razera Gonçalves, a defensora Pública da 2ª Defensoria da Família, Infância e Juventude de Porto Nacional, Elisa Maria Queiroz, o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior e a Juíza da 3ª Vara Cível, Família,  Sucessões, Infância e Juventude de Porto Nacional, Hélvia Túlia Sandes Pedreira.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTerapia genética brasileira salva paciente com câncer terminal
Próximo artigoAL-TO discutirá preço da água e esgoto cobrados em todo Estado