PF / Foto: Divulgação
PF / Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (1) a Operação Urutau, visando desarticular organização criminosa voltada à prática de desvio de recursos públicos e de lavagem de capitais, por meio da utilização de laranjas e testas-de-ferro, com objetivo de dissimular ou ocultar a origem ilícita dos recursos e a real propriedade de bens e empresas.

Aproximadamente 15 policiais federais cumprem, nesta capital, quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas/TO.

A investigação teve início com o desdobramento da Operação Reis do Gado, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2016.

A ação de hoje visa aprofundar as investigações, tendo como foco um dos eixos da organização criminosa, consistente no desvio de dinheiro oriundo de contratos públicos, além de ativa participação no processo de lavagem desses recursos, falsificando documentos e utilizando-se de empresas em nome de laranjas ou testas-de-ferro. O valor total dos contratos públicos ligados às empresas deste eixo pode ultrapassar R$ 50 milhões.

O nome da operação faz referência ao pássaro urutau, conhecido como o rei da camuflagem.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm reunião com a imprensa, presidente propõe parceria na divulgação do Parlamento
Próximo artigoMaioria dos vereadores de Araguatins ignoram TCE e aprovam contas de Lindomar Madalena, Ian ironiza