Fervedouro Bela Vista/- Emerson Silva

As belezas naturais do Jalapão e sua gente simples e acolhedora levaram a região turística a conquistar a terceira colocação no Prêmio Melhores Destinos 2019, na categoria de destinos nacionais de viagem, desbancando localidades que já fazem parte do nosso imaginário, como Fernando de Noronha, Bonito e Jeriquaquara. A cidade de Lençóis (MG) foi a grande vencedora, Gramado (RS), que ganhou o prêmio no ano passado, na segunda colocação.

Os resultados foram computados com base em votos de mais de 25 mil leitores, considerando viagens realizadas entre 2018 e 2019. Foram avaliados custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança. As melhores avaliações para o Jalapão foram nos atrativos (9,34), recepção (9,28) e segurança (9,27), deixando a região turística mais conhecida do Estado com a média de 8,68 pontos.

“Estamos desenvolvendo uma série de projetos voltados às regiões turísticas do Estado, sendo que no Jalapão estamos trabalhando por melhorias na infraestrutura e também na divulgação do turismo de vivência, pois entendemos que nossas comunidades quilombolas têm muito a mostrar aos nossos visitantes”, pontua Maria Antônia Valadares, superintende de Turismo da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Também comemorou o resultado o presidente da Pasta, Tom Lyra, enfatizando que a votação aberta reflete a visão que o próprio turista tem do Jalapão. “Uma das metas do governador Mauro Carlesse é levar a pavimentação asfáltica ao Jalapão, sendo que a demanda já tem o apoio do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio”, lembra o gestor, reafirmando o compromisso do Governo de levar melhores condições de vida aos moradores da região, que impactarão diretamente na atração de mais visitantes.

Com 34 mil km² de área, a Região Turística Encantos do Jalapão é formada pelos municípios de Lizarda, Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza e São Félix. É um destino conhecido entre os apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura, formado por chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.