Deputado Federal César Halum (PRB-TO)
Deputado Federal César Halum (PRB-TO)
Deputado Federal César Halum (PRB-TO)

Presidente da Câmara recebeu ativistas a pedido do deputado.

Movimentos da sociedade civil liderados por ativistas ligados à proteção dos animais e representantes de ONGs marcaram presença na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (23) para pedir o apoio dos parlamentares ao movimento “Vida Longa aos Animais”. Os deputados César Halum (TO), Acelino Popó (BA), Ricardo Izar (SP) e Roberto Teixeira (PE), apoiaram a iniciativa e defenderam alternativas que livrem os animais dos maus-tratos.

César Halum, que é veterinário por formação e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais na Câmara, reafirmou seu compromisso com a causa. “Temos discutido outros tipos de violência com os animais como, por exemplo, o uso deles em apresentações de circos. Nós apoiamos os ativistas que estão nas ruas, mas precisamos deixar claro, que não concordamos com os baderneiros que se aproveitam da situação”, ressaltou.

Para o deputado Popó, a violência direcionada aos animais é um crime grave e precisa ser combatida. “Tem muita gente no Brasil que ama e cuida dos animais com respeito e carinho. É triste ver notícias de agressão e o uso abusivo de animais em testes de laboratórios quando já existem outros mecanismos tecnológicos para esse fim. Estamos juntos nessa luta”, afirmou.

Encontro com o Ministro

O deputado Halum também esteve na manhã desta quarta-feira, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp e com o coordenador do Conselho Nacional de Experimentação Animal (Concea), Marcelo Morales, para tratar sobre a restrição do uso de animais em experimentos do setor de cosméticos. De acordo com o parlamentar, eles também entendem que a legislação brasileira precisa evoluir nesse campo. “Além da proteção aos animais estão em jogo os aspectos mercadológicos, pois vários países não compram cosméticos daqueles que usam animais nos testes”, acrescentou.(ascom)

Comentários do Facebook