Vicentinho Júnior / Ascom

Com o objetivo de vedar o estabelecimento de convênios entre a Administração Pública federal e os demais entes da Federação quando houver obras ou serviços de engenharia paralisados ou inacabados, o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) apresentou nesta quarta-feira, 27, o Projeto de Lei 4703/2023. A iniciativa altera o artigo 184 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021.

A proposta tem como fundamento a transferência de recursos financeiros para a execução de um objetivo comum. O deputado explicou que a intenção é vedar a celebração de convênios nos casos em que o ente beneficiado tenha obras ou serviços nessas condições. “Nossa proposta tem como finalidade incentivar a adoção de medidas corretivas por parte dos órgãos públicos. Desta forma evitamos que os municípios com obras paralisadas deem início a outras construções com o mesmo fim, fazendo com que tenhamos tantas obras inacabadas no país”, detalhou Vicentinho Júnior.

O Projeto de Lei aborda transferências voluntárias, que não estão atreladas a determinações constitucionais ou legais, conforme o artigo 25 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, também conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, o artigo 184 da Lei de Licitações e Contratos Administrativos define a aplicação dessas disposições a convênios, acordos, ajustes e instrumentos similares celebrados por órgãos e entidades da Administração Pública, quando não há norma específica, de acordo com regulamentação do Poder Executivo federal. (Ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMinistério Público recomenda que Câmara Municipal de Palmeirante fiscalize uso do veículo oficial
Próximo artigoWiston Gomes solicita unidade da Adapec em Luzimangues e ainda propõe homenagem