Ação da Cidadania encerra o Projeto Gás para Todos, que teve início em junho de 2022 e encerrou em 1 de setembro de 2023. O projeto contou com a parceria das instituições que desenvolve trabalhos sociais com população carente nos municípios. Os cadastros foram realizados pelas as instituições parceiras do comitê, onde as mesma desenvolvem ações direcionada pelo comitê junto as pessoas em situação de vulnerabilidade. As famílias inscritas foram contempladas com um Vale Gás. O projeto é uma iniciativa da Ação da Cidadania, responsável pela articulação em âmbito nacional e executada pelo comitê estadual, com financiamento e distribuição da Petrobrás.

De acordo com Profº Daniel Barbosa, Assistente Social e coordenador do Comitê no Tocantins, diz que, iniciativa como essa faz a diferença na vida de muitas pessoas, o projeto chegou em momento certo para muitas famílias que estavam cozinhando a lenha e no álcool sem estrutura adequada para tal ação, além de receberem o vale gás, os beneficiados teve acesso as informações de como superar a situação momentânea, incentivando os mesmo procurar emprego e até utilizar suas habilidade para gerar renda.

Assim, para ter a efetividade do projeto com a distribuição do Vale Gás, o Comitê Tocantins contou com parceria das instituições que já realizam atividades sociais nos municípios, as articulações contou com os voluntários (as) do comitê que está em 45 municípios incluindo a capital Palmas-TO, onde recebem as orientações do coordenador estadual para a mobilização do cadastramento das famílias, assim serem beneficiados pela ação.

O público alvo do Gás Para Todos foram as famílias em condições de vulnerabilidade social, com renda de um salário mínimo ou que estão no cadastro único, bem como, pessoas sem renda e que não recebem ou receberam outro benefício de gás. Objetivo do projeto e que as famílias pudessem superar a situação do momento, assim, poder estender o vale gás a outras pessoas.

Os municípios contemplados foram, Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Dueré, Silvanópolis, Rio Sono, Novo Acordo, Ponte Alta, Tocantínia, Miracema, Guaraí, Itacajá, Araguaína, Santa Terezinha, Darcinópolis e Aguiarnópolis. Foram beneficiadas 5 mil famílias. A organização local contou com a participação dos voluntários do comitê nos municípios, onde entregavam os vales impresso para os beneficiados retirarem o gás após a validação pela empresa credenciada no projeto via Ultragaz.

“Entendemos que a situação ainda exige projeto social como este, pois, a desigualdade social e presente na sociedade. Nesse aspecto, precisamos cada vez discutir políticas públicas, garantir do poder público aplicação de recursos em projeto e programa sociais que venha atender a população de baixa renda, podendo ter minimamente uma vida digna, concluiu Daniel Barbosa.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVia Codevasf, Vicentinho Júnior entrega mais R$ 2,3 milhões em maquinários e equipamentos para oito municípios tocantinenses
Próximo artigoMega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões