Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Ministério Público investiga retirada ilegal de água do rio Pium para irrigação no período de estiagem
    NORTE

    Ministério Público investiga retirada ilegal de água do rio Pium para irrigação no período de estiagem

    By Norte do Tocantins1 de setembro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    MPTO

    O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou, nesta quarta-feira, 31, procedimento para investigar a ocorrência de captações de água em larga escala no rio Pium durante o período vedado, que vai de agosto a novembro. No procedimento, é anexado relatório técnico de uma vistoria realizada no último dia 18, na qual foram flagradas duas bombas retirando água do rio para irrigar plantios em duas grandes fazendas, localizadas no município de Cristalândia.

    A referida vistoria foi realizada pelo MPTO, por meio do seu Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma). As duas fazendas onde as captações irregulares foram flagradas contam com áreas de plantio irrigado de 620 hectares e de 430 hectares, que juntas correspondem a mais de 1.400 campos de futebol.

    Histórico
    O procedimento investigativo foi instaurado pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia, levando em consideração que a bacia do rio Araguaia e suas sub-bacias, como a do rio Pium, vêm sofrendo secas severas nas últimas décadas, causadas pela estiagem e agravadas pelas grandes captações para irrigação de projetos agroindustriais, conforme explicou o titular da  Promotoria de Justiça, Francisco Brandes Júnior.
    O coordenador do Caoma, procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, acrescenta que vários rios das bacias hidrográficas da região não têm condições de suportar grandes captações nos períodos de ausência de chuvas, o que pode representar danos ambientais severos, incluindo a mortandade de peixes e a secção dos cursos hídricos, “como temos visto ocorrer em áreas de grandes projetos agroindustriais, o que exige uma atuação imediata dos órgãos de fiscalização ambiental”, disse.

    O problema de escassez hídrica é enfrentado pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia por meio de uma ação civil pública que tramita na Justiça desde 2016, na qual se tenta promover o equilíbrio entre disponibilidade hídrica e produção rural. Foi por meio desta ação judicial que ficaram proibidas as captações de água no período de estiagem, entre agosto e novembro. Nos meses de julho e dezembro, as captações ficam condicionadas a ajustes na vazão das bombas instaladas pelos produtores.

    O procedimento investigativo instaurado nesta quarta-feira tem como foco as captações de recursos hídricos em larga escala, realizadas ilicitamente no período de estiagem.

    Comunicações
    A Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia comunicará, com urgência, as captações irregulares aos órgãos ambientais, incluindo o Comitê de Bacias, o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos e o Ibama, para que adotem providências cabíveis nos seus respectivos âmbitos de atuação. Os proprietários elencados no relatório de vistoria técnica do Caoma também serão notificados, para que apresentem defesa.

    Imagens
    Nos registros de imagens e vídeos produzidos durante a inspeção do Caoma, é possível perceber os efeitos das barragens, que servem somente para permitir captações em larga escala de recursos hídricos, assim como a desproporção entre as bombas e equipamentos usados na drenagem dos rios, mesmo aqueles mais modestos, que se tornam verdadeiros lagos, quando represados e desviados para os extensos canais de irrigação.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleWanderlei Barbosa está disparado em pesquisa da Fieto e aparece com 55% dos votos válidos
    Next Article UFT abre edital de assistência para estudantes PCD’s, com altas habilidades e Transtornos Globais do Desenvolvimento
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.