As bonecas de crochê produzidas pelas custodiadas serão doadas para crianças em situação de vulnerabilidade em Palmas e Miranorte/Foto: Lauane dos Santos – Governo do Tocantins

As custodiadas da Unidade Penal Feminina de Miranorte iniciaram a confecção de bonecas de crochê amigurumi para o Dia das Crianças com materiais doados pela sociedade civil através da campanha de arrecadação realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que segue aberta para colaborações da população em geral.

O objetivo é doar as bonecas em ação social, no dia 12 de outubro, para alegrar as crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Palmas e Miranorte, além de fortalecer laços entre as unidades penais e comunidade.

Até esta quarta-feira, 29, já foram arrecadados materiais para a produção de 45 bonecas, mas a intenção da campanha é doar o maior número possível e para mais crianças, conforme explica a chefe da Unidade, Lilian Moreira. “Não temos um limite imposto para as doações, nosso desafio é fabricar a maior quantidade possível, mesmo que, para isso, tenhamos que estender o prazo de fabricação e assim conseguirmos alcançar o maior número de crianças a serem presenteadas”, explicou.

Para Lilian, a colaboração da sociedade nesta Campanha é de extrema importância. “A participação social ajuda a fortalecer a política de reinserção social na unidade penal e em conjunto com a sociedade, porque as mulheres privadas de liberdade além de se engajarem em uma causa social, estarão remindo suas penas com este trabalho é crianças carentes poderão ser presenteadas, sem a participação da sociedade essa não teríamos condições para adquirir matéria prima para tal façanha”, disse.

Conforme o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleans Alves, a iniciativa idealizada pela Policial Penal visa oportunizar que mulheres em cumprimento de pena colaborem com essas ações sociais por meio do seu trabalho, mostrando, assim, os resultados dos programas e projetos de reintegração social executados pelo Sistema Penal. “Temos trabalhado para que as capacitações ofertadas nas unidades, além de proporcionar uma oportunidade de mudança de vida aos custodiados, contribuam diretamente com a sociedade”, disse.

Como doar

Qualquer pessoa pode fazer uma doação e entregar no ponto de coleta no hall de entrada da Seciju ou entrar em contato solicitando recolhimento. Para solicitar a busca dos materiais doados, entre em contato com a Assessoria da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, pelo telefone (63) 3218 – 6944.

O que doar

A previsão de materiais para confecção de 45 bonecas são:

3 kg de barbante cru n. 2;

9 novelos de linha Anne ou Charme (preto ou marrom);

12 novelos de linha Anne ou Charme cores várias para os vestidos;

45 pares de olhos com trava de segurança n.8;

3 kg de enchimentos barbante cru n. 2;

9 novelos de linha Anne ou Charme (preto ou marrom);

12 novelos de linha Anne ou Charme cores várias para os vestidos;

45 pares de olhos com trava de segurança n.8;

3 kg de enchimentos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCurso da FIOCRUZ seleciona bolsista para atuar como tutor territorial
Próximo artigoVeículo é furtado duas vezes em menos de 12 horas em Paraíso; Suspeitos são presos