Foto: Divulgação/ ilustrativa

Dando continuidade ao ano letivo na rede estadual de ensino, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realiza a primeira semana de atividades, na modalidade não presencial, para os estudantes do ensino fundamental, 1º ao 9º ano, a partir desta quinta-feira, 10. Com a execução das atividades para o ensino fundamental, todos os estudantes da rede estadual estarão com o ano letivo em andamento.

“Nossa preocupação com a execução do calendário escolar está alinhada com a preocupação com a manutenção da saúde dos estudantes e de todos os profissionais da educação que atuam nas unidades de ensino. Desse modo, estamos realizando atividades não presenciais, seguindo todas as recomendações das organizações e autoridades de saúde”, pontuou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Cronograma

As atividades para as escolas do ensino fundamental começam nesta quinta-feira, 10, com a entrega aos professores do material de língua portuguesa e matemática – Aprova Brasil, e os livros de Educação para o Trânsito (manual do professor). Já nesta sexta, 11, e segunda, 14, ocorrerá a apresentação da proposta da realização de atividades educacionais não presenciais, orientações de rotinas pedagógicas para o ensino fundamental, assim como a formação para os professores. Serão formações específicas voltadas para o programa Aprova Brasil (professores de português e matemática); bem como formação para os professores das demais áreas do conhecimento para a elaboração dos roteiros de estudos; formação para o programa de Educação para o Trânsito; e formação para o programa Vamos Aprender.

Na terça e quarta-feira, dias 15 e 16, serão elaborados os roteiros de estudos, que serão retirados pelos estudantes/responsáveis, nas suas respectivas unidades de ensino ou na rota do transporte escolar nos dias 17 e 18. Juntamente com os roteiros, os estudantes/responsáveis vão retirar os livros de português e matemática (Aprova Brasil) e os livros de Educação para o Trânsito, que vêm para reforçar o conteúdo do ensino fundamental. Com os roteiros e livros em mãos, os estudantes darão início à execução das atividades propostas.

Material exclusivo

Com o objetivo de desenvolver competências pedagógicas e melhorar o ensino ofertado aos estudantes do ensino fundamental, o Governo do Tocantins aderiu ao programa Aprova Brasil. A iniciativa é uma realização da Seduc com a Editora Moderna e oferecerá material pedagógico, de língua portuguesa e matemática, específico; formação para os professores e acompanhamento dos resultados por meio de uma plataforma exclusiva. “O Programa vem como uma ferramenta de extrema importância para fortalecer o ensino não presencial aos estudantes do ensino fundamental, visto que se trata de um material totalmente adaptado para este momento desafiador que vivenciamos devido à pandemia”, enfatizou a secretária.

Além do Aprova Brasil, a Seduc aderiu ao programa Vamos Aprender, criado por diversas instituições públicas e privadas, dentre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Com o Vamos Aprender, os estudantes terão acesso a recursos educacionais digitais que visam promover a interatividade e a integração das diferentes linguagens e mídias. Os conteúdos serão veiculados em emissoras de televisão, rádio e ainda disponibilizados em plataformas digitais.

Apoio aos municípios

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes tem mantido um diálogo constante com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Tocantins), entidade que representa as secretarias municipais de educação, visando contribuir para a retomada das aulas também nos municípios, sempre respeitando a autonomia destes, conforme explicou a titular da pasta, Adriana Aguiar. “A Undime já nos apresentou um planejamento de retorno das aulas nas redes municipais e à medida que os municípios forem colocando em prática este plano, a Seduc está à disposição para apoiá-los”, ressaltou.

Ensino Médio

A retomada das aulas para o ensino médio de forma não presencial foi executada por etapa e de forma gradual. Em 29 de junho, retomaram as aulas os estudantes da 3ª série e, em 10 de agosto, foi a vez dos alunos da 1ª e 2ª série do ensino médio retomarem seus estudos, seguindo as recomendações de segurança determinadas pelas organizações de saúde.

Comentários do Facebook