O Governador do Estado, Mauro Carlesse, juntamente com os secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum; da Fazenda e Orçamento, Sandro Henrique Armando; Extraordinário de Parcerias Público-Privadas, Claudinei Aparecido Quaresmin, participa do Dubai Investment Week (Semana de Investimento em Dubai), de 29 de setembro a 3 de outubro deste ano.

O evento é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento de Investimentos de Dubai (Dubai FDI), um órgão do Departamento de Desenvolvimento Econômico – Governo de Dubai. Neste ano, o tema será: “Investindo na cidade do futuro”.

A Dubai Investment Week é uma plataforma global para descobrir oportunidades de crescimento, construir parcerias público-privadas e promover a inovação. O evento oferece aos participantes a oportunidade de aprender sobre as vantagens estratégicas de Dubai como uma cidade do futuro, porta de entrada para os mercados regionais em crescimento e seu papel crescente como um eixo central na economia global.

Na ocasião, serão destacadas novas oportunidades de investimento em setores econômicos estratégicos e emergentes, principais fatores de crescimento futuro, desenvolvimentos recentes no ambiente de negócios, além de regulamentos e incentivos econômicos de interesse para a comunidade de investidores, empreendedores, especialistas e delegados de todo o mundo.

Segundo o governador Mauro Carlesse, o evento é uma oportunidade para apresentar as potencialidades do Tocantins para uma das regiões mais ricas do mundo. “O Tocantins se destaca na agricultura, pecuária, piscicultura, logística e está pronto para receber investimentos do mundo inteiro, fortalecendo assim a nossa economia e melhorando a vida da nossa população”, afirmou.

Memorando de Entendimento

 Além dessa programação oficial do Dubai Investment Week, no domingo, 29, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, assinará um memorando de entendimento com o diretor geral do Dubai Investment Development Agency (Dubai FDI), órgão equivalente ao Ministério da Economia.

No documento, as partes concordaram em firmar o compromisso, com a finalidade de consultar, cooperar e trocar informações entre si em áreas de interesse mútuo que promoverão seus respectivos interesses e objetivos estratégicos para investimentos.

Conforme o secretário César Halum, a assinatura desse memorando é fruto de um trabalho de mais de três anos – desde quando ele estava na Câmara Federal [era deputado federal pelo Tocantins] e presidiu o grupo parlamentar de Brasil-Países Árabes – e que contou com total apoio do governador Mauro Carlesse.

“Começamos então um entendimento para que houvesse investimento desses países [Árabes], principalmente na parte da agropecuária e do agronegócio tocantinense. Isso evoluiu de tal maneira que nós vamos assinar esse memorando, que significa a porteira aberta para o agronegócio tocantinense. Significa que o Governo de Dubai autoriza a todos os seus empreendedores e os fundos de investimentos a investirem aqui no Tocantins. Da mesma forma que libera, para qualquer empresa tocantinense também investir em Dubai”, explicou o secretário.

“Lá em Dubai, funciona assim, o Governo é que autoriza o investimento fora ou dentro do país. Portanto, esse memorando de entendimento é esse passaporte do Tocantins com o Governo de Dubai, especificamente na área da agricultura. Evidentemente, que isso abre a porta para novos projetos, principalmente na área de parcerias público-privadas [PPPs], de investimentos em infraestrutura, bastando que a gente possa iniciar os projetos para a inicialização”, complementou César Halum.

O secretário ainda esclareceu que o interesse é que eles financiem agora a produção de proteínas tanto animal como vegetal no Estado. “Financiando e recebendo como pagamento as proteínas produzidas aqui. Então avalio como um mercado excelente que se abre para o Tocantins”, concluiu.

Comitiva Tocantinense

Além do governador Mauro Carlesse e dos secretários de Estado, também integram a comitiva tocantinense o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, e o proprietário do Fazendão Agronegócios, Volney Aquino Santos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMandados são cumpridos em Araguaína contra supostos fantasmas da gestão Marcelo Miranda
Próximo artigo“Sou pré-candidato a prefeito de Palmas”, afirma Wanderlei Barbosa