Fórum de Itacajá

O abatedouro municipal de Itacajá deverá se adequar às regras sanitárias de abatimento de gado, sob pena de ter o local interditado. A orientação foi repassada pelo Ministério Público Estadual (MPE) durante uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 26, com proprietários de açougue, produtores de carne e representantes do Município.

O Promotor de Justiça Luiz Antônio Francisco expôs a obrigatoriedade de serem adquiridas pelo abatedouro municipal pistola pneumática e serra fita, equipamentos destinados a evitar o sofrimento do animal e garantir a higiene e a qualidade da carne, conforme exige a legislação sanitária. Segundo explicou o médico veterinário Pericleon Alves, o animal abatido sem o uso da pistola libera adrenalina e outras substâncias que comprometem a qualidade da carne.

O assunto em questão já foi alvo de outras atuações do MPE, de modo que o promotor de Justiça alertou sobre possíveis consequências da manutenção dessas irregularidades. “Não havendo consenso para aquisição de ambas, seja pelo município, seja pelos produtores e comerciantes, o Ministério Público tomará medidas legais que poderão culminar na interdição do abatedouro”.

Além disso, o Promotor de Justiça exigiu que o Município cumpra com o papel de fiscalizar os estabelecimentos que comercializam carne, devendo ser observada a origem do produto e, em caso de irregularidade, que sejam aplicadas as devidas sanções, inclusive com o embargo do estabelecimento.

Uma nova reunião ficou marcada para o dia 10 de outubro, quando devem ser apresentadas ao Ministério Público soluções para os problemas constatados. Estiveram presentes na reunião o prefeito Cleoman Correia Costa; o médico veterinário Pericleon Alves; a Secretária de Meio Ambiente, Lêdiana Costa Machado; o presidente da Associação de Açougueiros, Valdenir Rodrigues Lima, além de comerciantes locais.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça mantém decisão que obriga Câmara de Vereadores ajustar carga horária de servidores
Próximo artigoJustiça bloqueia R$ 1,4 milhão para obra de unidade de tratamento oncológico em Araguaína