Frank Tamba no lançamento de sua pré-candidatura a reitor do IFTO
Frank Tamba no lançamento de sua pré-candidatura a reitor do IFTO

O movimento que nasceu do conjunto de pessoas que formam a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) trabalha por mudança e decidiu lançar nome do professor Frank Toshimi Tamba para a eleição da reitoria.

Servidor do IFTO, doutor em sociologia, engenheiro agrônomo e pedagogo por formação, Tamba possui ampla experiência tanto dentro do IFTO como em outros órgãos. De 1996 a 2004, foi analista do Sebrae em Araguatins, na região norte do Estado. Técnico na Assessoria de Planejamento (Asplan) nos anos de 1993 a 1996. Já no IFTO, em 2006 assumiu a coordenação da área de gestão da antiga Escola Técnica Federal de Palmas e entre 2007 e 2008, foi diretor e gerente de relações empresariais e comunitárias (Gerec).

A votação será em novembro deste ano. Porém, técnicos, professores e alunos já se mobilizam em prol de uma nova gestão para o instituto. Com perfil de um servidor técnico de excelência, ponderado, acessível e com capacidade de articulação, Tamba foi praticamente levado por esse conjunto de pessoas para participar da disputa. Ele é pré-candidato ao cargo de reitor.

“Nosso nome está à disposição, mas deixo claro: não se trata de um movimento de um nome ou de um grupo. É uma inciativa movimento que nasceu da comunidade do IFTO para propor uma ruptura da atual gestão por uma nova forma para gerir a instituição, de maneira planejada, articulada tanto internamente como externamente, para que o nosso IFTO volte a ocupar o papel de vanguarda e protagonismo que o Estado do Tocantins precisa”, afirmou Tamba. “Graças ao empenho, dedicação e capacidade dos professores, técnicos e o engajamento dos estudantes, o IFTO tem papel fundamental na formação de mão-de-obra técnica de excelência no Tocantins. Isso precisa ser dinamizado diante das dificuldades que encontramos de gestão”, complementou.

Uma das formas de superar as dificuldades existentes atualmente, como a redução de verba de custeio e investimento ao instituto pelo governo federal, é a relação institucional do IFTO com entidades e órgãos do Estado e de outras localidades. “Houve, de fato, o corte de verba, que prejudica e muito o trabalho do instituto. Mas, não podemos nos manter inertes. É preciso buscar caminhos para superar essas dificuldades, intensificar relações com outras entidades, instituições e demais órgãos. O IFTO precisa romper as suas próprias barreiras, avançar além de seus muros”, afirmou.

Visitas institucionais

Com trânsito aberto em instituições como Sebrae, bem como de todo o sistema “S” (como Senac, entre outros), órgãos públicos e empresas, Frank Tamba fez nesta quinta-feira, 14, visita na diretoria técnica do Sebrae. Ele tem agendamento com outras instituições como o Senai, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), entre outras. Nessas visitas, ele e demais membros que integram o grupo buscam opções e caminhos para eventuais parceriais para o IFTO.

“Independente de estarmos em ano de processo eleitoral, nosso objetivo é discutir o IFTO, buscar caminhos para futuras parcerias para melhorias da atuação do instituto. Isso é um dever de todos nós, pois vivemos no IFTO e todos nós queremos o melhor para o instituto”, finalizou.

No Sebrae, Tamba se reuniu com o diretor-técnico Higino Júlia Piti e esteve com o diretor-superintendente, Omar Antonio Hennemann. No encontro, Tamba e os demais integrantes do IFTO ressaltaram a importância do Sebrae no apoio não só às micro e pequenas empresas, mas em relação ao incentivo e apoio a empreendedorismo e inovação. Tanto o diretor-técnico como o superintendente reforçaram que o Sebrae está sempre aberto a parcerias com as instituições de ensino, destacaram a importância de esforços conjuntos nas áreas afins e exemplificaram ações coordenadas pelo sistema.

Tamba estava acompanhado pelos professores Weimar Silva Castilho e Wendell Costa (pré-candidato a diretor do campus do IFTO em Palmas) e dos técnicos administrativos do IFTO de Palmas Maria José Pereira da Silva, a “Zezé” e Diogo Carvalho dos Santos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorLicitação de R$ 1,2 milhão da prefeitura de Palmeiras poderá ser anulada devido à suspeita de esquema
Próximo artigoPolícia Civil frustra sequestro de mulher e criança no Tocantins