A prefeitura de Araguatins, município ao Norte do Tocantins na região do bico do papagaio, está com o pagamento dos servidores públicos em atraso, segundo informações dos próprios funcionários os salários estão um mês e vinte dias em atraso.

Ainda segundo funcionários, somente 60% dos profissionais do quadro da Educação e da Saúde estariam recebendo em dia, os outros 40% pertencentes ao quadro administrativo sem receber seus pagamentos.

A prefeitura de Araguatins estaria enfrentando uma crise, o motivo ninguém sabe, já que verbas nos cofres do município até então estaria entrando normalmente, e a crise só chegou para parte dos funcionários da prefeitura. Os contratados e comissionados e também Secretários, Superintendentes e Diretores recebem normalmente e em dia, segundo a fonte. Com o não pagamento de servidores efetivos e concursados, município teme viver novamente o fantasma do atraso salarial, que viveu lá atrás.

Contratação de pessoal sem concurso público em excesso, salários exorbitantes a cargos em comissão, gratificações irregulares e despesas pagas com recursos da prefeitura, são alguns dos principais motivos pelo atraso no pagamento dos servidores municipais. A despesa está tão fora de controle, que mesmo depois de anúncios de cortes, ainda não foram suficientes para reequilibrar as finanças do município, a população acaba pagando por erros individuais.

Além do atraso nos pagamentos, a prefeitura mudou a data dos vencimentos, antes era todo dia 10 (dez), atualmente tá fatiado entre os dias 10, 20 e 30.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSenador Ataídes Oliveira ministra palestra para auditores fiscais do TO sobre arrecadação do Sistema S
Próximo artigoSarney retorna ao Senado após 54 dias de afastamento