O promotor de Justiça Reginaldo César Lima Álvares (foto), respondendo interinamente pela Promotoria Eleitoral, protocolou nesta última semana um Pedido de Suspeição do juiz César Dias da França Lins , da 23ª Zona Eleitoral de Marabá. O representante do Ministério Público entendeu que há uma relação de amizade muito próxima entre o juiz César Lins e a família do vereador licenciado Nagib Mutran Neto, réu em um processo eleitoral de 2012.

Nagib Mutran, que agora ocupa o cargo de secretário municipal de Saúde de Marabá, é filho do ex-deputado Vavá Mutran e foi denunciado pelo Ministério Público por conduta vedada. Nagib é acusado de utilizar receber doação de R$ 35 mil em sua campanha para reeleição em 2012 de uma fonte não permitida pela Justiça. No início deste ano, o juiz César Lins assumiu a 23ª Zona Eleitoral e automaticamente caiu em sua mesa o processo de Nagib para ser julgado. Pela relação de proximidade com sua família, o promotor Reginaldo entendeu que o juiz César Lins não teria isenção para julgar a causa de Mutran com imparcialidade, como determina a legislação.

Esta semana, o juiz César Lins balançou a política marabaense ao provocar duas mudanças na Câmara Municipal. Ele condenou Gerson Augusto dos Santos Varela, o Gerson do Badeco (PHS), a perda do mandato por ter utilizado o veículo oficial da Câmara em sua campanha de reeleição em 2012. Com isso, os votos de Gerson foram anulados e o quociente eleitoral caiu. No lugar dele, assumiu Raimundo Nonato Dourado (suplente do PMN) e por a redistribuição dos votos, a vereador Irmã Nazaré (PSDB) acabou perdendo o cargo na Câmara e em seu lugar assumiu Ilker Moraes (PHS). Os novos vereadores foram diplomados pelo juiz eleitoral durante a manhã desta sexta-feira 27.

(Paulo Costa – de Marabá)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEsquema com doleiro faz Presidente do IGEPREV deixar cargo, PF agora busca “os peixes grandes”
Próximo artigoPassa de 10,6 mil número de agências bancárias fechadas no país