mais medicos
mais medicos
mais medicosE

A Unidade de Atenção Básica do Município, localizada na Avenida Getúlio Vargas, esteve durante toda a segunda-feira (02) aguardando os médicos do programa “Mais Médicos” para se apresentarem na unidade. Nessa primeira etapa foram quatro convocados para atuarem nos bairros de Imperatriz-MA.

“Desse programa do Governo Federal, nós fomos contemplados inicialmente com 4 médicos, e todos eles são brasileiros, e ainda estamos na expectativa de receber mais médicos. Acredito que na próxima etapa poderemos também receber médicos estrangeiros”, afirmou Anderson Gomes Nascimento, coordenador da Atenção Básica do Município.

Até o fechamento da matéria, apenas uma médica dos quatro convocados teria assumido a vaga e já estaria trabalhando no município. “Esses médicos do programa são todos clínicos gerais, porque o governo está contratando médicos generalistas para atender nas estratégias de saúde da família. A questão salarial, como o governo tem divulgado, é de R$ 10 mil pago pelo próprio governo federal; e, se necessário for, o município arca com despesas de alimentação e moradia”, disse o coordenador.

A princípio, os médicos serão designados para as unidades de atendimento básico de saúde Milton Lopes (Bacuri), Vila Nova, Três Poderes e Nova Imperatriz, que são os locais, segundo o coordenador, que têm uma maior carência desses profissionais. “Os médicos que chegam já vêm designados para as equipes específicas que não têm médicos”, concluiu.

Programa

O programa “Mais Médicos” faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Cronograma:

02/09/2013 – Início das atividades para os profissionais brasileiros.

26/08 a 13/09/2013 – Módulo de Acolhimento e Avaliação aos médicos intercambistas.

14 e 15/09/2013 – Deslocamento do médico intercambista para o município.

16/09/2013 – Início das atividades do médico intercambistas no município.

(Welbert Queiroz)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno Federal envia 16 médicos ao TO, municípios do norte serão os maiores beneficiados
Próximo artigoDisque Denúncia oferta recompensa por suspeitos de morte de ex-prefeito