O Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Wlademir Costa de Oliveira, titular da 11ª Delegacia Regional de Pedro Afonso, ministrou nesta última sexta-feira, 13, duas palestras sobre drogas, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), localizado no município de Araguatins, há 650 km da Capital, Palmas-TO.

A primeira palestra, realizada no período matutino, teve como objetivo, conscientizar um grupo de servidores e pais de alunos sobre os malefícios do consumo de substâncias entorpecentes e, os fatores de identificação de um usuário de drogas.

O segundo encontro foi, realizado no período vespertino, e teve como finalidade a conclusão do projeto “Conhecendo a Realidade”. A palestra ministrada para aproximadamente 300 (trezentos) alunos da IFTO–Araguatins foi enfática quanto ao uso de substâncias entorpecentes e os males que elas causam a saúde, a vida social e familiar. Também foi dado ênfase quanto aos delitos de apologia à prática de crimes, conforme disposto na legislação penal.

O projeto também permitiu que 30 (trinta) alunos, na manhã do dia 12, em visita à Cadeia Pública de Araguatins, verificassem de perto a vida dos detentos, provocando assim, um “choque de realidade” nos jovens, que puderam refletir quanto ao uso de drogas e o envolvimento com a criminalidade.

Projeto “Conhecendo a realidade”

O projeto “Conhecendo a Realidade” teve início no dia 16 de Agosto de 2012 em Araguatins, sendo uma iniciativa da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil daquele município e teve como objetivo, mostrar aos jovens estudantes os efeitos e às consequências das drogas por meio de palestras ministradas em escolas.

Desde então várias palestras e, visitações as dependências da cadeia pública daquele município, foram empreendidas com a finalidade de conscientizar os jovens e adolescentes quanto aos perigos e consequências que o uso e comercialização de drogas trazem aqueles que decidem seguir esse caminho.

Não obstante, o projeto também teve como objetivo aproximar ainda mais a polícia civil da sociedade, dando suporte e contribuindo de forma ainda mais efetiva para a construção de uma sociedade mais justa, segura e livre das drogas.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRompimento de cabo causa falta de energia no centro de Araguaína
Próximo artigoSenador Ataídes Oliveira ministra palestra para auditores fiscais do TO sobre arrecadação do Sistema S