Ocupando o prédio da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) há 10 dias, índios fizeram ato público, no início da noite desta segunda-feira, 23, para cobrar urgência no reestabelecimento de energia e melhorias no prédio da Casa do Estudante Indígena em Araguaína. Desta vez, o cacique da aldeia Karajá avisou que caso o problema não seja resolvido em três dias, 500 membros de três aldeias ocuparão o órgão.

Os índios ficaram aglomerados em frente a FUNAI na Av. 1º de Janeiro, no centro da cidade, e fizeram o protesto ao seu modo. Dançaram, acenderam fogo para assar peixe e exibiam cartazes denunciando o descaso do órgão. Desde último dia 13, a energia da Casa do Estudante Indígena foi cortada por falta de pagamento, e desde então o prédio está no escuro.

Em contrapartida eles reclamam que o prédio da Funai é alugado por 6 mil reais mensais, possui 14 salas, mas somente 3 delas são usadas, segundo informaram. Para o estudante universitário Adriano Karajá, o aluguel é um desperdício de dinheiro, uma vez que a estrutura do prédio não é totalmente usada. Inclusive, um representante do Ministério Público Federal esteve presente para fazer uma vistoria tanto no prédio da Funai quanto na Casa do Estudante.

Aviso

cacique
cacique

“O chefe que é da FUNAI não está comparecendo. Aí a gente veio aos poucos. Se ele não aparecer, vamos dar um prazo para ele, se ele não chegar aqui, nós vamos trazer a aldeia todinha para cá.” Avisou o vice-cacique, Carlos Alberto Renan, da aldeia Karajá de Xambioá. O prazo estipulado pelos indígenas é de 3 dias para a Funai resolver problema, caso isso não ocorra, cerca de 500 índios devem ocupar a sede do órgão em Araguaína e posteriormente em Palmas. Três aldeias, Xerentes, Carajás e Apiinaye.

A professora da UFT Célia Gonçalves do Nascimento se fez presente no local em solidariedade aos indígenas e lembrou o dia em que o fornecimento de energia foi suspenso da Casa do Estudante Indígena, eles perderam toda a alimentação. Ela ressalta, que deste então “ninguém apresenta uma solução para a situação deles. Eu acho um descaso”.

Segundo Adriano Carajá, a única Ação da Funai foi ameaçar de entrar com uma Ação para retirar os indígenas do prédio em Araguaína. “em relação à infraestrutura da casa do índio e o problema da energia até o momento nenhuma notícia boa.”

Joceline Gomes Correria, Conselho Indigenista Missionário, apoia e luta por moradia digna. “É um descaso do poder público federal.” Ningém da Funai foi encontrdao para falar sobre o ocorrido. (Ramila Macedo/Araguaina Noticias)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIFTO campus Araguatins tem passeio ciclístico em homenagem aos seus 25 anos de criação
Próximo artigoSilvia Machado assina termo de parceria com Votorantim Cimentos