A partir de outubro, a Prefeitura de Araguaína iniciará o recapeamento de ruas com o uso do Concreto Betuminoso Usinado a Quente, o CBUQ.Duas usinas misturadoras do asfalto quente, como é conhecido, serão instaladas na próxima semana no Distrito Agroindustrial de Araguaína (DAIARA). Araguaína é a única cidade do Estado do Tocantins que terá essa estrutura para recuperação de vias urbanas.

Nesta primeira etapa, serão prioritárias as ruas de grande tráfego de veículos, como a Avenida Castelo Branco, as ruas Sadoc Correia e Ademar Vicente Ferreira e demais vias de acesso ao centro.

“Para uso, esse material precisa ser produzido próximo ao local de aplicação devido à manutenção da temperatura”, explica o secretário executivo de Infraestrutura, Epson Bach.

Durabilidade

Ao todo, cerca de 100 quilômetros de ruas receberão o asfalto quente. A durabilidade do CBUQ é de mais de 100% em relação ao asfalto comum.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Simão Moura, o asfalto quente tem durabilidade de 6 a 8 anos, duas vezes mais que o asfalto comum. “A durabilidade pode ser ainda maior, desde que não tenha água servida e o local possua drenagem da água pluvial”, explica o secretário. A qualidade do CBUQ se dá principalmente pela utilização de matérias-primas resistentes em sua fabricação, como material betuminoso (ligante), brita, areia ou pó de brita.

Reciclagem

A instalação das usinas também permitirá que o pavimento existente nas ruas seja reciclado. “A recicladora presará a base com o pavimento existente formando outra base para receber o CBUQ, sem desperdício de material”, afirmou o secretário executivo.

Instalação das usinas

Asbases das estruturas das usinas estão sendo construídas no DAIARA. A previsão é de queas máquinas misturadoras, usadas para preparar o material, cheguem à cidade na próxima semana. Após a instalação, as usinas começam a produzir material dentro de 15 a 20 dias. “A previsão é de que na primeira quinzena de outubro iniciemos as primeiras recuperações com o CBUQ”, apontou Bach.

A capacidade de produção de cada usina é de 60 a 80 toneladas de CBUQ por hora.As três construtoras responsáveis pelas usinas, CVC, Ipanema e Terplan,fornecerão o material para a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE entra com nova Ação Civil Pública que pede suspensão do concurso da PM-TO
Próximo artigoContratação da Celtins pela Prefeitura de Palmas sem licitação será investigada