Deputado Wiston Gomes / Foto: Dicon AL

Dados da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), de fevereiro de 2023, apontou que 78,3% das famílias brasileiras, o estudo foi realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Com base neste estudo e também na percepção do dia a dia do tocantinense, o deputado Wiston Gomes, propôs um Projeto de Lei que instituí o Programa de Educação Financeira nas escolas estaduais e que cria o Dia da Educação Financeira, a ser comemorado na última segunda-feira do mês de agosto.

De acordo com a justificativa do Projeto de Lei, a instituição de um dia estadual da educação financeira estimulará as escolas e os profissionais da educação a promoverem atividades e dinâmicas que despertem nas crianças e jovens um olhar atento para suas finanças e os padrões de consumo, bem como produzirá o debate em sociedade sobre a temática com a consequente provocação para criação de políticas públicas.

“Precisamos lançar um olhar atento a esta questão da educação financeira, percebo que existe um estímulo para o consumo e oferta de crédito abundante. Por outro lado, não existe uma preocupação com o a formação deste consumidor e nem com sua conduta financeira, por isso, estamos propondo a matéria”, pontuou o Parlamentar.

O Parlamentar lembrou que o Ministério da Educação, em julho de 2021, conjuntamente com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Sebrae, criou o  Programa Educação Financeira nas Escolas que visa capacitar 500 mil professores em educação financeira em um período de 3 anos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUniversidade da Maturidade para o Bico do Papagaio
Próximo artigoVice-governador Laurez Moreira solicita, ao governo federal, agilidade na liberação de recursos para construção de unidades habitacionais