O Governador do Tocantins e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa, (Republicanos), iniciou a semana  com demonstração de fé e acompanhado de centenas de romeiros na maior peregrinação religiosa do Tocantins; a Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade .

Presente na missa,  o governador Wanderlei Barbosa reforçou que a gratidão ao Senhor do Bonfim é capaz de provocar um verdadeiro fenômeno no povoado e atrair multidões .

” São 12 dias de festa que reúne fé, tradição, religiosidade e o principal objetivo de todos os romeiros é agradecer. Esse é um momento de união  e recolhimento de todos os tocantinenses”, afirmou.

Festa do Bonfim

O festejo do Senhor do Bonfim de Natividade ocorre há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado, em 1.750. Conta a tradição que um vaqueiro encontrou uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer de forma inexplicável em Bonfim, nas cercanias da sede do município. Como o santo não parava na cidade, os devotos começaram a seguir a pé até o povoado, onde até hoje rezam, fazem e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim.

Tradição

A tradição veio da Europa junto com a colonização portuguesa e acabou se tornando muito popular no Brasil. Eventos semelhantes também são realizados em outras partes do país.

Araguacema

Na tarde desta segunda-feira, 15, o Governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da candidata ao Senado Professora Dorinha (União/TO) e do candidato a vice, Laurez Moreira (PDT), também participou da programação do festejo em Araguacema.

Segurança

De acordo com a Polícia Militar,  só no distrito em Natividade, circularam cerca de 100 mil pessoas ao longo dos 10 dias do festejo, entre fiéis, romeiros, comerciantes e visitantes. “Neste último dia, 15, foi estimado a presença de até 40 mil pessoas simultaneamente no distrito. No transcorrer da Romaria, desde o dia 6, recebemos até 10 mil pessoas por dia circulando aqui”, informou o Major da PM, Renato Lisboa, lotado na 2a. Companhia da PM em Dianópolis e comandante responsável pela operação de segurança no Bonfim.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGOL inaugura estrutura de atendimento no aeroporto de Araguaína
Próximo artigoAtaídes Oliveira participa da Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade e relembra apoio dado para realização do evento