Sansão, o cão torturado que deu origem à lei federal que endureceu as penas contra maus-tratos a animais — Foto: Ticiana Lima Dornas.

Visando coibir casos de agressão, maus-tratos e abandono de animais no Tocantins, o deputado estadual Jorge Frederico (MDB), apresentou na última quarta-feira, 18, o Projeto de Lei que obriga, nesses crimes, os agressores arcarem com as despesas de assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão.

E como forma de punição, o agressor ficará obrigado, inclusive, a ressarcir o Estado de todos os custos relativos aos serviços públicos prestados para o total tratamento do animal.

Outro ponto importante é que o agressor fica proibido de ter a tutela de animais de quaisquer espécies pelo período de 05 (cinco) anos, quando a violação se tratar de ofensa à integridade física do animal.

O parlamentar afirmou que o Estado precisa proteger os animais e punir aqueles que os agridem. “Também é preciso oportunizar ferramentas de conscientização dos agressores, e uma das formas, das mais eficazes, é quando se responsabiliza financeiramente, já que a pessoa vai saber o preço, literal e financeiro dessa agressão, além da punição social de não poder ser tutor por um tempo”, afirmou Jorge Frederico.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGratuito: Inscrições para uma das 192 vagas do Qualifica Jovem Porto encerram no dia 27
Próximo artigoApós perder família para Covid-19, homem mata casal por acreditar que eles transmitiram a doença