O Tocantins é estado que mais investiu recursos em Saúde neste ano contabilizando 17,86% dos recursos provenientes da Receita Corrente Líquida (RCL) somente nos primeiros semestre. A informação é destaque em um levantamento feito pelo G1 Nacional, publicado nesta segunda-feira, 10.

Conforme o levantamento, o Tocantins figura em primeiro lugar no ranking de investimentos na área da Saúde, seguido pelos estados de Pernambuco, que aplicou 17,2%, e Pará, com 16,47%. Na região Sudeste, São Paulo investiu o correspondente a 14,26% da Receita Corrente Líquida; Espírito Santo, 15,47%, e Rio de Janeiro, 8,18%. Segundo o G1, Minas Gerais é o estado que menos investiu em Saúde neste ano, aplicando 7,76% da RCL.

“Estes dados só comprovam os esforços que o Tocantins vem empreendendo para enfrentar da melhor forma a pandemia do novo Coronavírus. O percentual de 12% é o mínimo que o estado deve cumprir no ano todo e nós já investimos quase 18%. Temos trabalhado muito, aplicando bem os recursos, abrindo mais leitos, aumentando a capacidade de testagem para o diagnóstico da Covid-19, reconhecendo financeiramente o trabalho que vem sendo desenvolvido por nossos profissionais da Saúde”, ressalta o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse.

Por lei, cada estado deve aplicar, no mínimo, 12% da Receita Corrente Líquida em Saúde por ano. De acordo com o G1, dezoito estados já destinaram este percentual nos seis primeiros meses do ano.

Entenda o levantamento

O material publicado pelo G1 Nacional teve como base um levantamento do percentual da Receita Corrente Líquida gasto em Ações e Serviços Públicos em Saúde de todos os estados brasileiros disponíveis nestes relatórios. A RCL é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes, deduzidos, principalmente, os valores transferidos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMáquinas entregue pelo governador Carlesse mantém recuperação de rotas escolares em todo o Tocantins
Próximo artigoAeronave é acionada para controlar incêndio de grandes proporções em Palmas