Mauro Carlesse e Ronaldo Dimas

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, promoveu nesta sexta-feira, 28, mais um encontro para reforçar as parcerias no combate à pandemia do novo Coronavírus. Em reunião no Palácio Araguaia, o Chefe do Executivo recebeu o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, que solicitou apoio para a construção do hospital municipal de campanha da cidade.

Para o governador Mauro Carlesse, os encontros com os gestores municipais já estão produzindo resultados práticos para o combate à pandemia. “Determinei a criação de uma força-tarefa para auxiliar os grandes municípios que estão precisando de apoio neste momento. O objetivo é identificar, de forma rápida, que tipo de ajuda podemos fornecer. Também estamos pedindo apoio das prefeituras, para que elas possam viabilizar a abertura de leitos clínicos e fazer o contato com profissionais da saúde, que se tornaram um gargalo para nosso trabalho na pandemia. Estamos indo bem, as equipes já estão elaborando convênios e os gestores da saúde estão em contato vendo os caminhos jurídicos para que essas parcerias ocorram rapidamente”, destacou o Governador.

Araguaína

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, foi o primeiro a participar das reuniões agendadas para esta sexta-feira, 28, no gabinete do Governador. Na ocasião, o gestor solicitou apoio para angariar recursos destinados à construção do hospital de campanha da cidade.

“Estamos passando pelo mês de maior média de casos diários, embora tenhamos trabalhado na ampliação de leitos, todos eles estão com uma demanda crescente, com índices acima de 90% de ocupação. Estamos preocupados. Com isso, demos início à implantação de uma unidade fixa, que é a primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado. Toda a implantação da unidade vai custar cerca de R$ 12 milhões, mas a nossa maior dificuldade está nos recursos para isso. Precisamos agora de uma parceria com o Governo do Estado para concluirmos e não deixar paralisar essa unidade que deve ser entregue nos próximos 20 dias. Esse foi o objetivo da visita hoje: solicitar aporte financeiro de R$ 6 milhões para concluir esse projeto, sendo o restante dos valores como contrapartida do município”, comentou o prefeito.

Ronaldo Dimas destacou ainda que a construção desse hospital de campanha vai atender os demais municípios da região norte do Estado. “Essa obra não é só para os araguainenses, mas para toda a população do Estado. Hoje, no Hospital Regional de Araguaína, 30% dos pacientes são moradores da cidade e o restante é de outros municípios que atendemos. O governador Carlesse se mostrou preocupado e se comprometeu a viabilizar os recursos. Agora, vamos aguardar”, pontuou.

Apoio da População

Após a reunião, tanto o governador Mauro Carlesse quanto o prefeito Ronaldo Dimas pediram apoio por parte da população para respeitar as medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

Para o governador Carlesse, o Executivo Estadual e as prefeituras estão fazendo sua parte, cabendo também ao cidadão a responsabilidade para evitar a ocorrência de mais casos. “Pedimos aos tocantinenses que respeitem as medidas de controle da doença, principalmente neste momento em que os casos estão surgindo com mais frequência. O Poder Público tem feito sua parte: abrimos leitos, novos hospitais, contratamos mais profissionais de saúde e criamos campanhas de conscientização, mas o cidadão também precisa fazer sua parte, já que a hora é de cautela para todos”, afirmou o Governador.

O prefeito Ronaldo Dimas solicitou, especialmente, apoio por parte da população jovem de Araguaína, para evitar o contato com os mais idosos. “Falo principalmente com a juventude, pois estamos com dificuldades. São eles que estão levando o vírus para os mais velhos, que estão morrendo. Por mais que a gente estipule os critérios, estamos tendo eventualmente aglomerações na cidade. Essa conscientização é importante para evitar a superlotação, que já está ocorrendo”, reforçou o prefeito.

Encontros

A reunião desta sexta-feira, 28, foi mais um encontro entre o governador Carlesse com prefeitos das cidades consideradas polos do Tocantins. Ainda nesta sexta-feira, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, também esteve presente no Palácio Araguaia para tratar de parcerias no combate à pandemia.

Já na quinta-feira, 27, foi a vez prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Na ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se colocou à disposição da Capital para cessão emergencial de estrutura destinada à rede municipal de saúde.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins registra mais de 1,1 mil casos confirmados de covid-19, confira os números por cidade
Próximo artigoMais 28 municípios tocantinenses recebem ônibus escolares