Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro

Menos da metade das prefeituras do Tocantins contratou brigadistas para combater queimadas durante o período seco em 2019. Dos 139 municípios, apenas 64 realizaram as contratações. Palmas é uma das cidades que está fora da lista. As informações são da Defesa Civil do Tocantins. Desde janeiro, o estado já acumula mais de 6,4 mil focos de queimadas.

Na capital, apesar da ausência dos brigadistas, o combate aos incêndios é feito pelo Corpo de Bombeiros com a ajuda do Ibama. O resultado de 2019 para o número total de queimadas é praticamente 60% maior que no mesmo período de 2018.

“Palmas não está incluída. Nós já nos reunimos algumas vezes, eles se comprometeram a contratar a brigada, mas até agora não passaram nenhuma informação para a gente desta contratação”, informou o Tenente Coronel Geraldo Primo, da Defesa Civil.

“A gente precisa muito destas brigadas nos municípios para nos ajudar e fortalecer estas equipes, porque são muitos focos de incêndio ao mesmo tempo e com pouca gente é impossível a gente fazer o combate de todos”, completou.

Um dos locais que foram atingidos pelas chamas recentemente foi a serra de Taquaruçu, onde o fogo só foi controlado após mais de dois dias de combate com o uso inclusive de um helicóptero.

“O trabalha relacionado ao meio ambiente ele tem que iniciar na base, com as crianças e trabalhos que envolvam a sociedade de maneira que eu ou qualquer cidadão se sinta parte deste processo. Aí sim eu acredito que nós possamos ter uma resposta diferente da que nós vivemos hoje”, afirma a doutora em Engenharia Agrícola Conceição Previero. (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMulher e menor são pegos suspeitos de repassar dinheiro falso no comércio de Augustinópolis
Próximo artigoValderez alega idade e problemas de saúde para deixar liderança do governo na AL