Os participantes da quinta etapa da 27ª edição dos Sertões chegaram nesta quarta-feira, 28, em Porto Nacional, onde receberam as boas vindas do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse. A prova mais importante do off-roadnacional conta mais de 300 participantes de 21 estados e do Distrito Federal. A próxima etapa será até São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, um percurso de 475 km de muita aventura e belezas naturais.

No estande do Governo do Estado montado no local do evento, o governador Mauro Carlesse e o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, conferiram o artesanato exposto aos visitantes e pratos que representam a culinária tocantinense. Também percorreram e conheceram de perto os veículos e as oficinas rápidas, onde são realizados os reparos nos equipamentos para a próxima etapa.

Durante a premiação dos vencedores da quinta etapa o Governador recebeu do diretor técnico do Sertões, Marcos Moraes, uma placa de agradecimento pelo apoio dispensado ao evento em território tocantinense.

O Governador parabenizou o prefeito pela organização da estrutura para receber o Sertões e ressaltou que só por meio de eventos dessa magnitude será possível divulgar o potencial turístico do Estado e movimentar a economia. “Esse evento movimenta hotéis, restaurantes e serviços e é isso que queremos, que o Tocantins seja visto por todos no mundo todo. Estamos felizes em receber novamente esse evento, que surpreende pela beleza e pela grandeza”, elogiou Mauro Carlesse.

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, afirmou ser muito bom receber o evento, porque constitui uma vitrine para a cidade e para o Estado.  “Uma oportunidade de mostrar a hospitalidade dos portuenses e as maravilhas do nosso Tocantins.  O Sertões mostra o Tocantins para o Brasil e o mundo e Porto Nacional está inserido nesse contexto”.

 Estande

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), disponibilizará um estande nos municípios de Porto Nacional e São Félix do Tocantins, onde serão divulgados os roteiros turísticos do Tocantins, exposição de artesanato, além da presença da equipe técnica da Agência para realizar pesquisa sobre os impactos econômico e social do Sertões 2019 na região.

Participantes

São cerca de 4,8 mil km de percurso, sendo 2.832 km com terrenos e dificuldades variados. A prova da 27ª edição do Sertões tem 187 veículos e 302 competidores em busca dos títulos mais cobiçados do maior rally das américas: vencedor geral de carros, motos, UTVs, quadriciclos e regularidade. Estão inscritos nas provas 11 estrangeiros e 12 mulheres, com participantes estrangeiros da Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e EUA. A largada foi realizada em Campo Grande (MS), com chegada prevista para o dia 1º de setembro, em Aquiraz, no Ceará.

A 27ª edição do Sertões foi projetada no contexto esportivo, social e turístico. O lado competitivo da prova conta desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado social, também conhecido pelo trabalho do Saúde e Alegria nos Sertões(SAS), dobrou a capacidade de atendimento das populações sertanejas; cidades remotas com população carente. E finalmente a dimensão turística. O Sertões mostra lugares que pouca gente conhece e agora tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as expedições Sertões são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.