O Agosto Dourado faz uma alusão à definição que a Organização Mundial da Saúde – OMS dá para o leite materno: o alimento de ouro para a saúde dos bebês. Devido à importância da data, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC preparou para os acompanhantes dos pacientes internados no Hospital Municipal de Araguaína – HMA uma palestra sobre a importância da amamentação.

Na tarde da última terça-feira, 14, a brinquedoteca da unidade recebeu mamães e crianças para uma conversa com a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano de Araguaína, Luiza Theodoro, que reforçou as vantagens da amamentação para o desenvolvimento da criança.

Luiza destacou que o leite materno é o alimento mais completo que os bebês podem ter nos primeiros meses de vida e aproveitou para dar dicas práticas de como realizar a amamentação corretamente. A oportunidade também foi propícia para além de divulgar o banco de leite humano da cidade.

“A mãe não precisa ir ao hospital, só precisa entrar em contato com a gente. Fazemos a visita, levamos todo o kit com frascos esterilizados, touca, máscara e luva. A mamãe retira o leite em casa e depois vamos recolher os frascos”, explicou Luiza.

Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml acaba sendo o suficiente para nutri-lo a cada vez que ele for alimentado.

Alimento de ouro

Eduardo Campos, gestor de nutrição do HMA, recomenda que toda criança recém-nascida deve ser alimentada exclusivamente pelo leite materno. “Ele contém todos os nutrientes necessários para que a criança se desenvolva, além de protegê-la de problemas futuros como diabetes tipo 2 e obesidade”, destacou Eduardo.

Mãe da pequena Kiara de três meses, Paula Oliveira ficou satisfeita com o volume de informações ao qual teve acesso durante a palestra.

“Embora eu já tivesse conhecimento de tudo o que foi passado, tiveram outras mães que não sabiam, e isso é muito importante para que elas possam cuidar ainda mais dos seus filhos”, disse.

Banco de Leite

O banco de leite humano funciona desde 2010 no Hospital Dom Orione e milhares de crianças já foram beneficiadas. Toda mãe amamentando está apta para realizar a doação, basta ter vontade.

As interessadas podem ligar no telefone (63) 3411-8787 (Ramal 2358) e agendar uma visita dos profissionais do banco de leite.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEduardo do Dertins acredita que Carlesse será eleito já no primeiro turno
Próximo artigoMarcelo Miranda deixou 24 cidades do Bico desassistida ao ceder médico para o Maranhão em 2016, afirma MPE