seduc

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET) não legitima o processo de eleição de diretor de escola, proposto pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e repudia mais esta ação da atual gestão.

Esse processo de eleição é considerado pelo Sintet, como mais uma ação midiática da senhora secretária estadual de Educação, Wanessa Sechin, que do alto do seu ego se recusa a ter uma gestão verdadeiramente democrática, não recebe a categoria e que impõe suas medidas políticas eleitoreiras a bel prazer.

O Sintet entende que o atual edital (n° 4.940/2017, publicado dia 25/08), para eleição de diretores de escola na Rede Estadual não atende aos princípios democráticos, mas sim, favorece o mesmo grupo à frente das unidades.

O Sintet analisou os requisitos do edital publicado em dezembro de 2015 (DOE/TO n° 4.510/2015), que foi derrubado através do decreto legislativo, de autoria do deputado estadual José Bonifácio, e também o edital publicado no fim deste mês.  A diferença analisada são os critérios de avaliação, que neste último exclui de maneira explícita e inconcebível a participação da comunidade escolar no processo.

O edital não cumpre a Meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE), também estabelecida no Plano Estadual de Educação (PEE) idealizado através de estudo participativo com a categoria, que cita que a escolha de diretores de escola deve ser regulamentada por legislação específica, sem ingerência políticas nas escolas. Ao contrário do que o edital propõe, o SINTET luta por eleição direta, genuinamente democrática com participação efetiva da comunidade escolar.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEdital aberto para contratação de assessoria para os Comitês de Bacia
Próximo artigoPromotor orienta que Cidadania e Justiça garanta manutenção da ordem da CPP de Palmas com a saída da Umanizzare