Com objetivo de fomentar os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH’s) na realização de suas atividades, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) abriu edital para contratação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) para prestação de assessoramento técnico e financeiro aos colegiados da água do Tocantins. O edital está disponível no site da Semarh, no endereço www.semarh.to.gov.br.

De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, a contratação vem suprir uma demanda existente na gestão dos Comitês hoje no Tocantins, que é a falta de uma agência de bacia. A lei nos permite contratar uma instituição delegatária que vai fazer esse papel para todos os Comitês de Bacia do estado, afirmou.

A agência delegatária vai apoiar os comitês em sua estruturação, aparelhamento, organização de reuniões ordinárias e extraordinárias (incluindo o traslado dos membros dos municípios para a sede do Comitê) e capacitações, incluindo nacionais. “Estão previstas 20 capacitações por ano, quatro para cada Comitê, com temas que atendam as demandas dos municípios banhados por cada bacia”, explica o diretor.

O recurso para a contratação é do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. No total, serão R$ 3 milhões para os cinco comitês de bacia por ano, tanto para 2017 quanto para 2018, sendo R$ 1,5 milhão para cada ano. O contrato tem duração de 24 meses.

As inscrições devem ser feitas na sede da Semarh até o dia 18 de setembro e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 27 do mesmo mês.

Comitês de Bacia Hidrográfica

Os cinco Comitês de Bacia Hidrográfica do Tocantins são: do Rio Formoso, dos Rios Manuel Alves da Natividade, do Lago de Palmas, dos Rios Lontra e Corda, e dos Rios Santo Antonio e Santa Tereza. Os Comitês são colegiados que deliberam sobre um interesse comum – o uso sustentável da água de determinada bacia hidrográfica, auxiliando na elaboração de políticas públicas de gestão hídrica.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPM prende homem por porte ilegal de arma em Nova Olinda e recupera moto furtada em Arapoema
Próximo artigoSINTET se posiciona contrário ao processo de eleição de diretores e classifica como ação midiática