O deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM) utilizou a tribuna nesta quinta-feira, 24, para debater sobre a guerra fiscal dos Estados em relação à cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Recentemente, os produtores de gado do Tocantins solicitaram ao Governo do Estado a redução alíquota do imposto para venda do boi vivo para outros Estados em virtude de o preço praticado pelos frigoríficos tocantinenses ser abaixo do praticado em outros estados. Estados como Goiás e Mato Grosso do Sul já realizaram a mesma redução de alíquota.

A preocupação do deputado Eduardo Siqueira se baseou na perda de receitas que o Tocantins pode ter com essa redução. No entanto, o parlamentar também ponderou sobre a necessidade de se industrializar a produção local, com vistas a agregar valor aos produtos. Em termos legislativos, os questionamentos de Siqueira giram em torno da redução do preço da carne para o consumidor. O parlamentar demonstrou estar ciente do desequilíbrio que é alegado pelos produtores, de que tiveram uma redução no preço recebido pela arroba do boi, no entanto a mesma baixa não foi percebida pelo consumidor nos açougues e supermercados.

Eduardo Siqueira disse ser favorável a toda qualquer redução de carga tributária e relembrou que foi um dos quatro deputados que votaram contrários ao pacote de amento de impostos aprovado em 2015. Ainda assim, Eduardo Siqueira questionou se o Governo encaminhará um anexo que determinará quais serão as medidas compensatórias para a renúncia de receita, como obriga a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Não quero me posicionar agora, mas a tendência é que vindo um projeto de redução de carga tributária é votar a favor, mas precisamos saber a quem esse projeto vai beneficiar. Quais serão as medidas compensatórias e se o preço da carne vai reduzir para o consumidor tocantinense? É isso que precisamos saber”, finalizou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAcademia Itinerante leva capacitação aos policiais civis da Regional de Araguatins
Próximo artigoVereadores de Araguaína discutem com Governador retomada das obras do HRA e duplicação da TO-222