Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Decisão da Justiça mantém o município de Cachoeirinha em lista de inadimplentes da União
    NORTE

    Decisão da Justiça mantém o município de Cachoeirinha em lista de inadimplentes da União

    By Norte do Tocantins31 de agosto de 2015
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Divulgação
    Divulgação
    Divulgação

    A Justiça Federal negou ao município de Cachoeirinha (TO) o pedido para retirá-lo dos cadastros de inadimplentes da União por não ter aplicado o valor mínimo de recursos, previsto em lei e na Constituição da República, na área da saúde. Na ação, o município alega que a irregularidade foi cometida pela gestão anterior, mas não demonstrou intenção de regularizar a pendência. A decisão do juiz federal Marco Frattezi, titular da Subseção Judiciária de Araguaína, é desta sexta-feira (28).

    “É dever da nova administração, no mínimo, demonstrar a previsão orçamentária para os exercícios futuros com percentuais superiores ao mínimo constitucional, de forma a regularizar a mácula do exercício financeiro anterior”, considerou em sua sentença o Juiz Federal. O Município alega que tem procurado responsabilizar os ex-gestores da prefeitura e que “a vedação ao recebimento de transferências voluntárias causa enormes transtornos” à administração.

    De acordo com a legislação, os municípios são obrigados a aplicarem, no mínimo, 15% da arrecadação de impostos de sua competência tributária e de recursos recebidos da União e dos Estados na saúde pública. No caso de Cachoeirinha, consta nos sistemas de controle da administração federal que o próprio município declarou ter aplicado apenas 12,33% das receitas vinculadas à saúde. Por tal motivo, a prefeitura foi incluída no Cadastro Único de Convênios (CAUC) como inadimplente, impedindo repasses financeiros voluntários ao município. (Samuel Daltan)

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleJosi Nunes comemora o resultado da primeira edição do Projeto Roda de Conversa
    Next Article Guaraí: Jovem pego com 1kg de maconha foi acusado de tráfico e preso
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Após testes, especialistas descobrem danos irreversíveis e ponte terá que ser reconstruída do zero

    18 de julho de 2026

    Wanderlei apresenta Dorinha como sua sucessora e convoca povo do Tocantins para nova caminhada

    16 de julho de 2026

    Multidão de mais de 12 mil pessoas marca lançamento da aliança liderada por Wanderlei, Dorinha e Wagner

    16 de julho de 2026

    Araguaína se prepara para grande ato de pré-campanha de Dorinha com a presença de Wanderlei Barbosa

    13 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.