Foto: Ascom

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se com a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coed), Rosa Helena Ambrósio; o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Domingos Rodrigues da Silva; e o deputado estadual Léo Barbosa. O objetivo foi tratar da equiparação do teto de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com o teto de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para aquisição de veículos para pessoas com deficiência (PCDs) e o transporte intermunicipal gratuito.

De acordo com a presidente do Coed, o Governo Federal sancionou na semana passada uma lei que aumentou o teto da isenção de IPI para carros novos comprados por pessoas com deficiência.  “Viemos conversar com o vice-governador para que busque, com o governador Mauro Carlesse, a equiparação do teto de isenção do ICMS com o teto de isenção do IPI para aquisição de veículos por pessoas com deficiência, ou seja, o aumento do teto de 70 mil para 140 mil, porque, hoje, não existe carro zero no valor de 70 mil, ainda mais que a pessoa com deficiência precisa de um carro adaptado”, disse.

Outra pauta foi o pedido de passe livre intermunicipal, que, segundo os representantes das PCDs, hoje no Tocantins não existe. “O deficiente físico tem que pagar a passagem e, com o passe livre intermunicipal, o deficiente poderá se locomover de uma cidade para outra dentro do estado gratuitamente, sem pagar o custo da passagem do transporte”, disse o presidente da Comissão dos Direitos da PCD.

Foto: Ascom

Já a presidente da Coed destacou que muitos deficientes possuem questões para resolver principalmente na Capital, mas devido ao custo da passagem até deixam de resolver suas obrigações, pois a maioria não tem condições para custeá-las. “O nosso projeto é para aquelas pessoas que realmente não têm condições de arcar com as despesas de transporte”, ressaltou.

O deputado Léo Barbosa afirmou que logo que a Assembleia Legislativa voltar do recesso irá levar as pautas ao plenário para discussão. “São pautas importantes e, com certeza, contamos com o apoio do Governo do Tocantins. Nós continuaremos com um mandato proativo nessas causas”, destacou.

Durante a reunião, que ocorreu na sexta-feira, 23, o Vice-governador reafirmou o compromisso do Governo em buscar melhorias no dia a dia das pessoas com deficiência e falou da importância da parceria com o legislativo. “Ouvi as demandas dos representantes. Com certeza, são projetos de inclusão social importantes que podem ajudar a melhorar a vida dessas pessoas e o Governo do Estado reafirma o compromisso em buscar melhorias no dia a dia das pessoas com deficiência e fico feliz com essa parceria do legislativo”, disse. (Ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorServidores do Sistema Penal se unem voluntariamente para ensinar aos presos práticas técnicas em Araguaína
Próximo artigoMorre aos 80 anos o ex-senador e ex-diretor do Grupo Jaime Câmara vítima da Covid-19