A Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Vale do Santa Tereza – Projeto de Assentamento (PA) Arlindo, no município de Crixás do Tocantins, foi beneficiada com o valor de R$ 50.000 em emenda parlamentar do deputado estadual Issam Saado, nesta última semana de junho, para a aquisição de equipamentos de abate e resfriamento de aves. Com assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e responsabilidade da associação, projeto visa a geração de renda e melhoria de qualidade de vida das famílias locais.

O presidente da Associação P.A Arlindo, Francisco de Assis Pereira da Silva,  destaca o quanto esse projeto vai ajudar as famílias: “Vai ajudar muito, vai melhorar muito a vida da gente. Nossa esperança é conseguir vender o frango que criamos para todo o Estado”, conta.

São 55 famílias no P.A. Arlindo que têm como fonte de renda a criação de frangos caipiras. “A gente já cria [frangos] há bastante tempo. Houve uma parada porque não tínhamos como comercializar. A nossa esperança é que [o abatedouro] ajude muito, muitas famílias aqui precisam e a nossa realidade vai mudar. O pessoal que parou vai voltar a criar. O sentimento é de gratidão”, agradece.

Ribanez Rocha, extensionista do Ruraltins e incentivador do projeto, conta que “é um desejo antigo da comunidade. A agricultura caipira é uma atividade excelente para eles, com uma boa saída financeira. Por falta de indústria, eles deixam de comercializar e assim diminui a produção. Sem o abatedouro os produtos não podem ser comercializados, um prejuízo grande para o produtor e para o público consumidor, que são as entidades sociais cadastradas no Programa Compra Direta”, afirma.

Com a instalação da fábrica – com os equipamentos para abater e resfriar as aves, os produtores podem ampliar a produção. “O frango vai ser abatido, inspecionado e chegar à mesa do consumidor”, explica Ribanez.

Autor da emenda, o deputado Issam Saado foi sensível ao desejo da comunidade e viu no projeto uma possibilidade de aumentar a fonte de renda para os moradores da Associação. “É uma oportunidade dos produtores conquistarem esse mercado. A atividade é muito interessante para a agricultura familiar e vai complementar a renda familiar. Todos ganham”, afirma. O deputado acrescenta que continuará colaborando para o desenvolvimento dos Assentamentos do Estado.

Ribanez conta que o projeto inicial buscou a aquisição do selo de inspeção para comercialização das aves no âmbito do município, mas que no decorrer do processo, a comunidade avaliou a possibilidade de ampliar e atender o Estado. “O objetivo é que os agricultores possam fechar contrato e comercializar o produto para qualquer município do Tocantins”, explica.

A fábrica está em processo de instalação, aguardando parecer da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para aprovar as adequações de ampliação. Mais recursos estão sendo buscados pela comunidade.

Lei de utilidade pública

Outra frente de benefício para a Associação, de autoria do deputado Issam Saado, foi a Lei que a declarou de utilidade pública. A Lei foi sancionada em 2021 e possibilita que o P.A. Arlindo possa receber recursos públicos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorApós prefeitura decretar horário reduzido e provocar aglomeração em Unidades de Saúde de Araguaína, MPTO entra na justiça  
Próximo artigoPrograma da ACIPA que já certificou empreendedores e microempresários abre inscrições para 2ª turma