Ana Gabriella e rafael foram os representantes do Tocantins em 2019
Ana Gabriella e rafael foram os representantes do Tocantins em 2019

Jovens protagonistas de escolas públicas, que sonham em fazer intercâmbio gratuito, podem se inscrever, até o dia 20 de agosto, na edição de 18 anos do programa Jovens Embaixadores. A iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil irá selecionar 50 estudantes de ensino médio para imersão na cultura norte-americana, contato com a língua inglesa e atividades educacionais. O programa cobre todos os custos da viagem, que tem duração de três semanas e será em 2020.

Para participar é preciso ter entre 15 e 18 anos, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter desempenho excelente na escola, perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativo e ter bom relacionamento na escola, em casa e na comunidade. Além disso, é importante nunca ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês e ser estudante do ensino médio da rede pública.

Outro requisito importante é estar engajado em algum trabalho voluntário ou iniciativa de impacto social, como o grêmio estudantil, ONGs, associações de igreja, entre outras, há pelo menos seis meses.

As inscrições podem ser feitas no link disponível no site da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.

Entre as fases do processo seletivo está a aplicação de provas escrita e oral, que no Tocantins são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Tocantinenses

Em 2019, o Tocantins teve dois estudantes selecionados. Rafael Aguiar, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, localizado em Paraíso, e Ana Gabriella Alves Guerra, do Colégio Pré-Universitário de Araguaína, foram os representantes do Estado no intercâmbio. Eles viajaram em janeiro deste ano.

Rafael conta que a oportunidade vai além de um passeio no exterior. “É um privilégio, uma chance inesquecível, não só o fato de ser minha primeira viagem internacional, mas por todas as trocas de experiência, conhecimento e, principalmente, pela troca de sonhos”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDois jovens são indiciados por assalto a mão armada em Nova Olinda
Próximo artigoDelegado de Palmas é nomeado como novo diretor de combate à corrupção do Tocantins