O Defensor Público Arthur Luiz Pádua Marques, coordenador do NUSA – Núcleo de Defesa da Saúde da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, e a Promotora de Justiça da Saúde Pública do MPE – Ministério Público do Estado do Tocantins, Maria Roseli de Almeida Pery, divulgaram o relatório de visita ao HGPP – Hospital Geral Público de Palmas, realizada com a com a finalidade de averiguar a falta de insumos e medicamentos aos pacientes da referida unidade hospitalar. A visita aconteceu no dia 6 de junho passado, e, segundo o documento, várias irregularidades foram constatadas.

O relatório aponta que o hospital não está realizando o exame de arteriografia para os pacientes que necessitam de forma urgente. Ressalta-se que o exame tem a finalidade de identificar as características do aneurisma bem como qual a probabilidade do paciente ter um novo aneurisma. O rompimento do aneurisma pode causar risco de até 90% de óbito.

Foi constatado também o imenso desabastecimento de insumos e medicamentos, inclusive aqueles de baixo custo, para os pacientes.

“Conversamos com servidores e pacientes do HGPP durante a visita e o que presenciamos foi uma desorganização que contribui, sobremaneira, para o elevado número de óbitos no hospital”, afirmou o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, que informou que o relato poderá ser comprovado ouvindo os profissionais responsáveis pela Vigilância do Óbito da Secretaria de Estado da Saúde, dentre outros Órgãos de Controle das ações e serviços de saúde.

Tramita desde 2015 na 1ª Vara da Justiça Federal uma Ação Civil Pública Autos nº  0010058-73.2015.4.01.4300 sobre a oferta de Serviços Hospitalares onde a União e o Estado do Tocantins são réus no processo. Diante da gravidade dos fatos, o NUSA solicitou a Juíza Denise Dias Drummond que determine ao Secretário de Estado da Saúde que faça, imediatamente, a gestão dos recursos humanos e materiais nos hospitais que compõem a Rede Pública do Estado, a fim de que seja regularizado o fornecimento de medicamentos que estão em falta, e que regularize imediatamente o exame de arteriografia, que não está sendo realizado. (Clédiston Ancelmo)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorConfira as dicas de segurança que você deve tomar no período de férias
Próximo artigoHomem agride companheira no rosto e corta seu cabelo em Esperantina