Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Servidores do quadro geral decidem por um fim na greve após 17 dias
    NORTE

    Servidores do quadro geral decidem por um fim na greve após 17 dias

    Por Norte do Tocantins3 de julho de 2015
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    GREVE QUADRO GERALEstá encerrada a greve dos servidores públicos do Quadro Geral. A partir desta sexta-feira, dia 03, a orientação é que os servidores voltem ao trabalho, normalmente. A greve durou 17 dias e a decisão foi tomada nas Assembleias Gerais realizadas em Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Taguatinga. Os servidores públicos, em sua maioria, votaram pela aprovação da proposta dos deputados estaduais apresentada no último dia 1º.

    Em Palmas, 135 votaram pela continuidade da greve enquanto 95 foram contrários. Em Araguaína, 45 votaram pela continuidade da greve, enquanto 05 foram contrários. A situação se inverteu nas demais regionais. Em Gurupi, foram 57 votos favoráveis ao fim da greve e nenhum contra. Em Taguatinga, foram 33 votos pelo fim da greve e nenhum contra. Sendo assim, no total, 200 pessoas votaram pelo fim da greve e 189 votaram pela sua continuidade.

    Simultaneamente à realização das Assembleias Gerais, acontecia a votação do projeto de lei da data-base na Assembleia Legislativa. O projeto foi aprovado nas Comissões e seguiu para votação em plenário. No plenário, a lei foi aprovada em 1º e 2º turno.

    PAGAMENTO

    Com a aprovação da nova lei, o pagamento da data-base ficará da seguinte forma: 1) Parcelar a data-base em duas vezes (4,17% + 4,0033%), sendo a primeira parcela na folha de julho e a segunda parcela na folha de outubro deste ano; 2) Pagar, através de folha complementar e de forma imediata, o retroativo referente à primeira parcela, gerado nos meses de maio e junho (4,17% + 4,17%); 3) Pagar os retroativos da segunda parcela (4,0033%), gerado no intervalo de maio a setembro de 2015, em 12 parcelas mensais e iguais, no período de janeiro a dezembro de 2016.

    “Infelizmente, o objetivo do movimento grevista não foi atingido, já que o SISEPE-TO sempre brigou pelo pagamento do índice de 8.3407%, em parcela única. Por outro lado, observamos que na negociação, a proposta que foi deliberada pela maioria e que culminou no fim da greve, não foi nem a proposta do Governo, nem a proposta do Sindicato. Os servidores que optaram pela proposta dos deputados estaduais levaram em consideração o alongamento da negociação e demora do pagamento da data-base que era para ter ocorrido em maio, além do iminente recesso parlamentar da Assembleia Legislativa, que ia interromper a tramitação do projeto de lei e atrasar ainda mais a solução da questão”, disse o presidente Cleiton Pinheiro.

    Pinheiro considera ainda que a greve conquistou mudanças significativas para a negociação. “A greve surtiu efeito sim porque os deputados buscaram resolver a questão e conseguiram trazer algumas melhoras nos prazos e redução das parcelas do retroativo. No entanto, o Sindicato é claro em dizer que o objetivo principal não foi atingido”, ressalta o presidente do SISEPE-TO.

    Ele agradeceu o empenho da categoria durante todos os 17 dias de greve, nos quais a adesão superou 85% em Palmas e 95% no interior. “Os servidores estão de parabéns porque mesmo com a pressão dos chefes, não se deixaram vencer e aderiram à greve”, pontuou.

    O presidente também disse que o fato da votação ter sido acirrada, demonstra que o servidor público tem opinião própria e liberdade de expressão. “Foi feito o exercício da democracia. Ficamos felizes de ver que o servidor não se deixa levar pelas opiniões, mas que reflete e toma sua própria decisão”.

    Quanto às progressões, continuarão sendo negociadas com o Governo do Estado, assim como estão fazendo as demais categorias. “Uma coisa é o encerramento da greve, outra coisa é direito do servidor. A partir de segunda-feira estaremos buscando a negociação”, concluiu.

    PROPOSTA DO GOVERNO

    A projeto de lei nº 13/2015 foi enviado pelo Governador Marcelo Miranda para votação da Assembleia Legislativa sem consenso com as categorias e previa o pagamento da data-base em duas parcelas, sendo a primeira de forma imediata e a segunda em novembro. O retroativo seria pago a partir de fevereiro de 2016, em 24 parcelas.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorAprovada emenda de subsídios de bombeiros e policiais militares
    Próximo artigo Com voto favorável de Wanderlei Barbosa data-base do Quadro Geral é aprovada na AL
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Coordenadora escolar morre em grave acidente entre caminhonetes na zona rural de Formoso do Araguaia

    7 de junho de 2026

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.