Um dia voltado para troca de conhecimento cultural, aprendizado e muita cultura. Este foi o objetivo alcançado durante o projeto cultural ISTO 153 – Instituto Social do Tocantins que promoveu atividades culturais na última sexta-feira, 17, no Espaço Cultural ArtPalco, com apoio da Prefeitura de Araguaína. Foi realizada oficina sobre cultura popular, intercâmbio com grupos de cultura local e apresentação de dois espetáculos: “A Caixa” e “Pedra Canga”.

A estudante de artes cênicas, Luciana Mota, participou da oficina que foi ministrada por Márcio Belo, idealizador e coordenador do Grupo Tambores do Tocantins. “Achei muito interessante porque ele trabalhou a voz, trabalhou os movimentos corporais, coordenação. E isso é muito bom para o corpo, porque é o corpo que nos ajuda a nos expressarmos. Então é muito útil esse exercício”, comentou Luciana. “O teatro é muito importante, porque é importante também para o espírito, qualquer lugar do país, do mundo, se tiver teatro vai ajudar qualquer ser humano, independente do lugar que esteja”, completou a estudante.

Para a atriz integrante do Grupo ArtPalco, Thatiane Cristina, foi uma experiência maravilhosa, uma vivência de cultura muito grande. “Foi muito bacana, principalmente pela manhã onde recebemos grupos de várias expressões culturais, isso é muito importante no momento em que a classe artística se une, a gente se torna um pouco mais forte”, disse. “O projeto é um projeto muito enriquecedor, que vem trazendo cultura para essas cidades que estão às margens da BR-153 e também pra gente, independente do projeto, é muito importante a participação da comunidade”, completou Thatiane.

Oficina

Crédito Joselita Matos - Ascom (R404H)O coordenador do grupo Tambores do Tocantins, Márcio Belo, explicou que a oficina é baseada na metodologia dos tambores. “É a forma que a gente ensina a musicalização para as crianças, que a gente utiliza. São vários exercícios, ferramentas de sensibilização e de sentimento, onde as pessoas participam e se integram, um momento de integração, de sinergia, onde todo mundo fica sintonizado e as coisas fluem, trazendo momentos de emoção, de muita satisfação, de muito prazer”, informou. “E tudo isso, logicamente, usando ritmos, elementos da tradição cultural, músicas e movimentos”, completou Márcio.

Espetáculos

O ator Nival Correia que faz parte do projeto cultural ISTO 153 comentou sobre a participação da comunidade tanto na oficina como também na apresentação dos espetáculos. “Vieram mais com o intuito de aprender, através dos processos culturais, através da oralidade que a cultura popular tem”, explicou. “Então para o Instituto Social do Tocantins nós sentimos que foi muito bom esse público alvo que alcançou aqui na cidade. O ISTO 153 foi trazido para cá com o intuito de a gente trazer outros espetáculos, porque a gente tem outros espetáculos, e com certeza vamos abrir mais parcerias, principalmente agora que estamos conhecendo e nos sentimos muito agraciados pelo apoio dado pela gestão”, ressaltou.

Tambores do Tocantins

Os araguainenses já podem se preparar porque em setembro o grupo Tambores do Tocantins vai se apresentar no município. De acordo com Márcio Belo, em setembro o grupo começa um circuito tocantinense e a primeira cidade será Araguaína, na primeira semana depois do 7 de setembro.

“Os araguainenses podem esperar o show dos Tambores do Tocantins. A gente vem, faz uma vivência, passa um dia inteiro, estamos vendo com a Prefeitura para a gente poder ficar dois dias fazendo oficina porque percebemos que a demanda é grande, muitas pessoas querendo participar, interagir com esse trabalho. Aí a gente terá dois dias de oficina e no fim o espetáculo e também vamos distribuir o material desse espetáculo para ser encaminhados para as bibliotecas e escolas municipais”, informou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProrrogada a inscrição do Vestibular Especial da UnirG
Próximo artigoPalmas vence Imperatriz no último domingo e lidera grupo da Série D