Com a finalidade de promover a interface do conhecimento científico e a prática entre profissionais de distintas instituições hospitalares de abrangência internacional, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) realizou nesta quinta-feira (02) a primeira conferência de intercâmbio entre os residentes do Programa de Residência Multiprofissional e duas profissionais de Quito (Equador), na modalidade virtual, via Teams.

A ação denominada “Ciclo de Conferências de Intercâmbio entre profissionais residentes e profissionais de instituições de saúde nacional e internacional” foi idealizada pela Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa e o Setor de Gestão do Ensino, e tem o intuito de ocorrer mensalmente. A conferência inaugural contou com a participação da chefe do Serviço de Psicologia, Adriana Oñate Coronel e Valéria Veintimilla, ambas psicólogas do Hospital Metropolitano de Quito.

Na ocasião, as convidadas fizeram um panorama geral do funcionamento da instituição hospitalar em que atuam e em seguida lideraram o debate sobre as temáticas que foram discorridas ao longo da exposição. Sendo possível assim, estabelecer um elo de compreensão da prática técnico-científica da atuação dos profissionais da Psicologia, da Nutrição e da Enfermagem, bem como de outros serviços que atuam dentro de um hospital.

Para o residente enfermeiro Diego da Silva Trovão, o evento foi bastante proveitoso. “Foi uma experiência singular e de grande ganho para nós residentes, pois foram feitas discussões de casos clínicos onde pudemos entender como a saúde é ofertada em Quito, fazendo uma troca de práticas exitosas’.

De acordo com o coordenador da COREMU, psicólogo Ruy Ferreira da Silva, esta primeira conferência trouxe resultados satisfatórios não só para o HDT-UFT em termos de projeção internacional, mas para os residentes que tiveram a oportunidade de ratificar a importância da carreira que abraçaram profissionalmente. “Além do mais, vale ressaltar a participação, a dedicação, o empenho e o profissionalismo dos nossos residentes, não só ao longo do evento, como também no dia a dia do treinamento em serviço”, conclui, parabenizando-os.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorForças de Segurança do Tocantins desarticulam quadrilha de assaltantes e reforçam ações de proteção à população
Próximo artigoAo lado de Paulo Mourão, Nilde Ferreira lança pré-candidatura a deputada estadual em Paraíso