Coronel Reginaldo Leandro - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Executadas no domingo, 27, as provas do Concurso Público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins transcorreram em clima de tranquilidade. O processo seletivo está a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), acompanhado pela Comissão de Concurso da corporação.

Para o certame, foram estabelecidos 36 locais de provas em Palmas. Cerca de 30 pessoas atuaram de forma direta no acompanhamento como fiscais e outras funções de segurança representando o Cebraspe.

Como seriam duas categorias com vagas em disputas, ficou definido o período da manhã para quem se inscreveu ao cargo de Cadete, e o período da tarde, aos candidatos da função de Soldado 2ª Classe.

Segundo dados do Cebraspe, o certame atraiu 15.917 candidatos de várias partes do Brasil. Contudo, neste domingo, para a primeira etapa das provas que oferecem 115 vagas, houve um significativo índice de abstenção para as duas funções.

O Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, disponibilizou 100 vagas para o cargo de Soldado 2ª Classe, que atraiu 12.531 inscritos. E para a função de Cadete, 15 vagas foram abertas e disputadas por 3.386 pessoas inscritas.

O comandante-geral do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, afirmou que o momento é de grande importância para a corporação, tendo em vista a chegada de novos militares para somar aos trabalhos prestados à sociedade. “Nossa expectativa é muito grande para a chegada dessas novas turmas de militares. Estamos ansiosos e desejo sucesso a todos os inscritos que prestaram provas neste domingo”, disse o comandante.

Sem incidentes

Segundo o vice-presidente da Comissão de Concurso do CBMTO, tenente-coronel Maxuell dos Santos, a organização teve preocupação e cuidado com cada candidato e com a correta execução das provas. “Não tivemos nenhum problema ou intercorrência que pudesse prejudicar o andamento dos trabalhos da banca do Concurso Público, pelo contrário, o que a gente viu foi organização. A ideia de fazer com que as pessoas fossem ao concurso por subgrupos, em diferentes horários, para que não houvesse tumulto dos candidatos querendo entrar ao mesmo tempo, ajudou demais”, pontuou o tenente-coronel.

Já sobre a abstenção, o tenente-coronel Maxuell dos Santos disse que, “ainda que o número de ausentes tenha sido grande, a organização foi muito importante. Se todos tivessem vindo, também não teríamos tido problemas, por conta da organização que ficou muito boa”, completou.

Em meio à pandemia da Covid-19, a maior preocupação era com a segurança dos candidatos, e para isso, em cada sala de provas havia tudo o que o candidato precisasse para se proteger, com exceção da máscara, que é item pessoal e o edital já estabelecia que cada um estivesse com a sua e outras duas de reserva. “Todas as medidas de proteção foram tomadas”, garantiu o tenente-coronel Maxuell dos Santos.

O Cebraspe e o Corpo de Bombeiros Militar vão divulgar os gabaritos das provas nesta terça-feira, 29. Já o resultado definitivo será publicado no dia 15 de julho.

Os classificados vão para a próxima etapa, o Teste de Aptidão Física (TAF), nos dias 7 e 8 de agosto.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm cinco meses, 110 pessoas deram entrada no HGP por acidente de trabalho
Próximo artigoGrupo LGBTQUIA+ entra na justiça para CBF explicar a falta do número 24 na seleção