A Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2020 100% Digital proporcionou aos mais de 250 expositores diversas oportunidades de negócio, dentro e fora do Estado, dado o alcance da plataforma www.agrotins.to.gov.br, que até essa segunda-feira, 1º de junho, havia registrado mais de 440 mil visualizações, inclusive com acessos de 60 países.

A plataforma foi uma verdadeira vitrine para produtores da agricultura familiar e empresas do ramo da agricultura, pecuária, piscicultura, concessionárias de veículos leves e pesados, máquinas agrícolas além de instituições financeiras e empresas que ofertam serviços e tecnologias para o campo.

Na opinião do empresário Ivan Ricardo Nave, proprietário da Ferpam Ferramentas, Parafusos e Máquinas, o formato digital deveria continuar presente mesmo com a feira voltando a ser presencial. “Participo desde a segunda edição da Agrotins e sempre percebo que tem uma evolução muito grande todos os anos. Parabenizo o Governo do Tocantins porque foi muito inovador. Acho que não tem como mais deixar a Agrotins virtual, ano que vem, se Deus quiser, essa pandemia já acabou, então nós teremos que conciliar a feira presencial com a digital”, destaca.

O proprietário da Ferpam, Ivan Ricardo, apostou tanto no sucesso da Agrotins 2020 100% Digital que convidou seus clientes de e-commerce, de várias localidades do país, para conferir a plataforma da feira. “Também transformamos nossa loja em Agrotins, montamos os estandes dentro da loja e convidamos nossos clientes virtualmente para visitar a plataforma da Agrotins. Em termos de venda é difícil mensurar porque tem muita venda que acontece depois da Agrotins, mas a visitação foi boa e acabou puxando clientes para loja física também”, afirma.

Sem Barreiras

A Agrotins 2020 100% Digital conseguiu romper as barreiras físicas, possibilitando a realização de parcerias de negócios com outras regiões do Brasil, conforme destacou Eduardo Oliveira Nunes, gerente-geral da Tecar Diesel, revenda de caminhões instalada recentemente na Capital.

“Este é o segundo ano que participamos da Agrotins, e quando surgiu a ideia de fazer uma edição digital, abraçamos rapidamente o projeto. Até o momento, já foram 43 pedidos de compra por clientes que são de outros estados brasileiros, algo surpreendente para nós. Com um site de fácil navegação, tanto para os compradores quanto para a própria empresa, conseguimos alcançar essa marca. Nossa experiência com o evento de 2020 está sendo muito satisfatória”, garante.

Os empresários Marcos Gil e Thiago Gil, sócios da concessionária de veículos automotores Marca Motors, agradeceram ao Governo do Tocantins pelo desafio de inovar e realizar a Feira no formato digital. “A lição que fica é a de superação, fechamos o mês de maio com mais este desafio cumprido que vai entrar na história. Encerramos com muito orgulho a participação na Agrotins mais uma vez ao lado do produtor rural incentivando o agronegócio e com resultados surpreendentes”, ressalta Thiago Gil.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, reitera que o balanço oficial e mais preciso sobre a movimentação financeira será divulgado posteriormente. “Números mais detalhados só daqui uns dias, até porque a plataforma permanece no ar até dia 26 de junho e muitas negociações estão em andamento. Mas algumas instituições financeiras já nos procuraram, dizendo que no segundo dia atingiram o montante comercializado em 2019. O que nos leva a crer que certamente vamos ultrapassar os valores da edição anterior, que foram mais de R$ 2,5 bilhões”, destaca.

Agrotins

Toda a programação da Agrotins 2020 100% Digital ainda está disponível para acesso e pesquisa através do site www.agrotins.to.gov.br.

A plataforma reúne palestras, workshops, seminários e mais de 250 estandes virtuais com os expositores deste ano, que ainda estão ofertando em condições especiais os principais produtos do mundo do agronegócio.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMoisemar Marinho destina emendas de R$ 689 mil para a realização de testes rápidos nos profissionais da linha de frente da Covid-19
Próximo artigoApós recuar, casos de coronavírus no Tocantins volta a crescer e total chega a 4.698