O araguatinense e fisioterapeuta André da Gama Lima vem desempenhando junto ao Setor de Saúde do Trabalhador do Hospital Infantil Público de Palmas, o trabalho de ginastica laboral.

A ginástica laboral é a combinação de atividades físicas do indivíduo, objetivando promover a saúde e a prevenção das possíveis doenças osteomusculares e ligamentares. Os objetivos são diminuir as situações de stress e os acidentes de trabalho, aumentando a produtividade e a melhora do bem-estar geral.

A ginastica laboral pode fazer mais bem para o seu corpo do que você imagina ao oferecer exercícios físicos diários de 10 a 15 minutos ,relaxando o corpo e a mente de quem está trabalhando. De acordo com André, a ginastica laboral é a responsável principal pela redução de despesas por afastamento médico, por acidentes e lesões de trabalho. Ela também favorece o aumento da produtividade e qualidade do serviço prestado.

O objetivo principal é a prevenção das lesões , a prevenção da fadiga muscular e a correção de vícios posturais, melhorando a resistência, na questão psicológica ganhará pontos positivos, porque com a prática dos exercícios haverá melhorias na autoestima, motivação para para novas rotinas, combate de tensões  e o aumento da atenção e concentração logo serão notados  além do funcionário se manter disposto  durante toda jornada de trabalho e na parte social, pois haverá melhorias no relacionamento e trabalho em equipe.

As pessoas sentam e andam de maneira errada com vícios posturais, portanto se faz necessário a ginastica laboral, pois com isso, podemos trazer consciência corporal. O fisioterapeuta André da Gama Lima recomenda que os exercícios sejam acompanhados de preferencia por especialista da área. Ele fala sobre alguns exercícios básicos praticados no local de trabalho, como: Alongamento ( auto alongamento das cadeias musculares incluindo, MMSS, MMII e pescoço), bem como fortalecimento com uso de alter.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSTJ acata pedido de seguimento da ação penal contra Brito Miranda por desvio de R$ 11 milhões
Próximo artigoIdade máxima para ingresso na PM e Corpo de Bombeiros do TO poderá ser ampliada