Vereador Folha concede entrevista reveladora
Vereador Folha concede entrevista reveladora
Vereador Folha concede entrevista reveladora

O Portal Norte do Tocantins entrevistou, na última terça-feira, 21, o líder do Prefeito Carlos Amastha na Câmara de Vereadores de Palmas, José do Lago Folha Filho.

É a primeira vez que o Vereador Folha fala abertamente sobre suas ações no legislativo da Capital e faz sua avaliação criteriosa a respeito da gestão Amastha.

Confira a íntegra da entrevista:

Portal Norte do Tocantins:

Vamos direto ao ponto. Vereador Folha, na gestão do Prefeito Carlos Amastha o senhor se destacou  muito na condição de líder do executivo na Câmara. Qual a sua avaliação a respeito da gestão Amastha?

Vereador Folha:

Gostaria primeiramente de agradecer ao Portal Norte do Tocantins pelo espaço e pela oportunidade de mostrarmos um pouco do nosso trabalho. O exercício parlamentar no legislativo da Capital e sobre a gestão transformadora do Prefeito Carlos Amastha.

Bom, estou no meu segundo mandato como Vereador com a humildade de que devo ter a consciência de retribuir à população a confiança em mim depositada. Diuturnamente me esforço para isso. É um exercício constante.

Conheço cada canto dessa cidade. Cada quadra. Cada setor. Sou pioneiro, estou aqui desde 1990. Minha trajetória se confunde com a história de Palmas. Tenho um orgulho muito grande disso. Fiz essa pequena síntese histórica para poder falar com muita tranqüilidade e propriedade, que o Prefeito Carlos Amastha é, sem sombra de dúvidas, o melhor Prefeito da história de Palmas. Os avanços são absolutamente significativos. Melhoramos consideravelmente todos os indicadores. Todos. Saúde. Educação. Infra-estrutura. Acesso à moradia. Qualidade de vida. Somos a única capital do país que universalizou a rede de esgoto. Palmas é a primeira capital do Brasil a atingir a meta de 80% da população utilizando o serviço. Só pra gente ter uma idéia da situação sanitária no Brasil, apenas 40% da população brasileira tem coleta de esgoto. É uma verdadeira calamidade. O saneamento básico ou a falta dele, afeta diretamente a vida das pessoas. Palmas mudou essa realidade. É preciso ter coerência e saber reconhecer.

A cidade está limpa. Bem cuidada. Sem buracos. E quem mora em Palmas há algum tempo sabe o que significa isso.

Sediamos eventos mundiais de extrema importância turística que foram os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e a modalidade esportiva Ironman. Sem contar que viramos a capital nacional da corrida de rua. Da canoagem. Do futebol Amador. Do ciclismo. Enfim, Palmas “mudou de cara”  Trouxemos de volta a auto-estima do Palmense que andava meio escondida. Avançamos muito, mas há muito que fazer ainda. E vamos fazer! Se Deus quiser!

Portal Norte do Tocantins:

Vereador há uma reclamação muito grande, inclusive nas redes sociais, a respeito das multas de trânsito em Palmas. O que o senhor tem a falar sobre isso?

Vereador Folha:

Ótima pergunta. Palmas diminuiu 90% os acidentes fatais no trânsito. Isso é o resultado de uma política séria de fiscalização. Que prioriza não a multa em si, mas a vida humana. Num passado não muito distante, na TO que dá acesso à Taquaralto, nas proximidades do Sindicato Rural de Palmas, carros faziam corridas clandestinas, conhecidas como rachas. Eram muito comuns acidentes fatais. Tinha virado rotina. Hoje, isso acabou.

 Em qualquer cidade civilizada do mundo, você não dirige 5km sem cinto de segurança sem ser multado. Você não fala ao celular enquanto dirige. A legislação é muito clara. Penso que seja uma questão de adequação mesmo. Palmas nunca teve uma política séria em relação a isso. Agora tem. Acredito muito que o Palmense de boa fé compreende a importância da fiscalização e apóia essa política prevencionista.

Precisamos pensar em Palmas como ela precisa ser pensada. Grande. Moderna. Que respeita as leis, mas que, sobretudo, respeita a vida. É com esse ideal que seguimos em frente. É com esse compromisso que fazemos política.

Portal Norte do Tocantins:

Como o Senhor avalia a conjuntura Política hoje no cenário nacional, estadual e municipal?

Vereador Folha:

Vivemos um momento muito delicado da nossa “verde” democracia. Rupturas. O afastamento de uma Presidente eleita democraticamente. Que fazia um governo ruim é verdade, mas que foi eleita. E eu sou um ferrenho defensor da legalidade. Das instituições e da democracia. O calendário eleitoral precisa ser respeitado. Impeachment não é remédio para governo que a gente não gosta. Governo ruim passa. Democracia não. Mas sou incansavelmente esperançoso e tenho uma responsabilidade política muito perene com o meu país. Acredito que a democracia prevalecerá. Mas sempre com a participação popular. O povo é quem tem que decidir. Cabe ao povo. Sempre. A democracia precisa ser soberana.

Em relação ao governo do estado, vejo que precisa avançar. Está parado. Ainda não mostrou a que veio. Mas estou à inteira disposição para contribuir no que puder.

No âmbito municipal estamos nos esforçando para vencer essa crise que assola nosso país. Mas que é preciso que compreendamos que é uma crise internacional. Que o desemprego também cresce de forma vertiginosa na China, nos Estados Unidos, enfim, citando só essas duas super potências pra gente ter uma idéia. É o capitalismo especulativo. Essa bolha sempre estoura. Sempre houve grandes crises e sempre haverá. Há uma frase do Einstein que define bem o que penso sobre:

“Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento”

Portal Norte do Tocantins:

Vereador Folha, por fim, e as eleições deste ano, como o senhor está analisando as articulações políticas?

Vereador Folha:

Mais uma vez consolidamos e festejamos democracia. O voto e a vontade popular. As escolhas do povo. Restrinjo-me apenas a comentar que eleições são discutidas dentro do prazo e do calendário eleitoral. Respeitando sempre a legislação.

Na hora e no período correto discutiremos sobre o processo eleitoral.

Mas, obviamente caberá ao povo de Palmas fazer suas escolhas. Observando os avanços e ponderando possíveis retrocessos.

Portal Norte do Tocantins:

Vereador Folha agradecemos pela disponibilidade e pelos esclarecimentos.

Vereador Folha:

Sou eu quem agradece imensamente o espaço e a oportunidade de falar um pouco sobre os avanços que Palmas vem consolidando nos últimos 3 anos e me colocar a inteira disposição da população. Conhecer o funcionamento do legislativo. Nossos requerimentos aprovados. Nossos projetos. Nossa militância, enfim, nosso trabalho.

Finalizo parafraseando Abraham Lincoln:

A democracia é o Governo do povo. Pelo povo. Para o povo

Obrigado pela oportunidade. Forte abraço!

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno vai protestar em cartório contribuintes com dívidas de ICMS
Próximo artigoSisepe pede na Justiça bloqueio de 60% dos recursos do Estado para garantir o pagamento da data-base