O semestre letivo na Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Araguaína, norte do Estado, foi encerrado oficialmente nesta sexta-feira, 27, com evento realizado no auditório do Colégio Santa Cruz. Entre apresentações culturais e divulgação dos resultados das unidades escolares, os cerca de 70 diretores presentes na solenidade trocaram experiências e conheceram um pouco mais sobre as ações adotadas nas escolas da região. Na ocasião, foram entregues ainda 75 carteiras, dois fogões e um armário para unidades escolares e a DRGF de Araguaína, num investimento de R$ 17,8 mil.

Durante o evento, a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, avaliou positivamente os seis primeiros meses do ano letivo de 2014. Para a gestora, momentos de troca de experiência, como o desta manhã, possibilitam o compartilhamento de projetos inovadores que beneficiam a comunidade escolar. “Este é um momento muito importante no qual as escolas mostram todo o trabalho desenvolvido neste período de transição. Além de uma forma de prestação de contas, é uma despedida para que os professores retornem no segundo semestre com a sensação de dever cumprido”, salientou.

“Nosso objetivo é fechar com chave de ouro o primeiro semestre letivo do ano. Esta troca de informações é sempre muito positiva para que as escolas tenham conhecimento do que é feito de positivo em outras unidades”, complementou o diretor regional de Ensino da DRGF de Araguaína, José da Guia.

Destaques

Diretores de escolas que foram destaque entre o final de 2013 e o início de 2014 apresentaram durante o evento um saldo positivo das ações diferenciais que são desenvolvidas nas unidades escolares. Segundo a diretora do Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, Graziane de Araújo Pitombeira, projetos inovadores promovidos na escola colocaram a unidade na primeira colocação regional e 9ª colocação estadual no Prêmio de Gestão Escolar (PGE). “Todas as nossas ações são voltadas para o desenvolvimento dos nossos alunos, professores e pais. Temos projetos de leitura, Jovem Empreendedor, além de incentivarmos os nossos alunos a participarem de programas e projetos externos”, completou.

Já o diretor do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, Joaquim Nunes, ressaltou que a escola conseguiu destaque com bons índices de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com ele, o diferencial adotado na escola foi o planejamento de ações baseadas em quatro pilares de sustentação. “Nós temos essas quatro engrenagens na nossa escola que são a equipe, os alunos, programas/projetos e parcerias”, pontuou.

Para a diretora da Escola Paroquial Luis Augusto, professora Marta Maria Pereira dos Santos, que conseguiu resultados positivos no Sistema de Avaliação do Tocantins(Salto), ações diferenciadas nas escolas melhoram o sistema de ensino e promovem o interesse dos alunos nas disciplinas em sala de aula. “São atividades inovadoras e diferentes voltadas para o interior da escola. São programas como o grupo de leitura que fazem com que os alunos tenham mais interesse em aprender cada vez mais”, frisou.

Presenças

Além da secretária Adriana Aguiar, estiveram presentes na solenidade da manhã desta sexta-feira, a deputada federal Dorinha Seabra, a subsecretária de Educação Básica da Seduc, Jucylene Borba, o vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare – representando o prefeito Ronaldo Dimas, além de autoridades dos municípios que compõem a Regional de Araguaína.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorConvenção do PMDB oficializa candidaturas de Marcelo Miranda e Kátia Abreu
Próximo artigoDois são presos por receptação de mercadorias furtadas