Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Tocantins recebe técnicos do Ministério da Saúde para capacitação sobre vigilância da Febre Amarela
    TOCANTINS

    Tocantins recebe técnicos do Ministério da Saúde para capacitação sobre vigilância da Febre Amarela

    By Norte do Tocantins23 de maio de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Tocantins recebe técnicos do Ministério da Saúde para capacitação sobre vigilância da Febre Amarela /Layane Alves

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) realizam, em Palmas, no período de 23 a 27 de maio, o Curso de Vigilância Epidemiológica da Febre Amarela (FA), Febre do Nilo Ocidental e oficina de formação de multiplicadores. O evento coordenado pela Gerência das Arboviroses atualizará as equipes sobre a incorporação do uso da plataforma do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    Participam do curso gestores e técnicos especializados das áreas de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Animal, Ambiental, de Zoonoses, Febre Amarela e de setores estratégicos elencados pelo Estado e de municípios para as ações de vigilância. Além destes participam ainda, profissionais para atuarem como multiplicadores do treinamento para incorporação e uso da plataforma SISS-Geo, para vigilância de primatas não humanos, equídeos com sinais neurológicos, aves e outros animais silvestres.

    Também foram convidados para participar dos cursos, os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Polícia Ambiental e Associação Tocantinense de Biólogos (ATABio).

    A coordenadora de endemias do município de Caseara, Sonia Pereira Vanderlei, participa da ação em busca de aperfeiçoamento para o trabalho realizado no município. “Muitas ações já realizamos, por estarmos em área endêmica e de divisa com outro Estado endêmico, o Pará. Pretendemos com esta capacitação melhorar o trabalho da vigilância para poder controlar a incidência da doença, além da manutenção dos índices de vacinação da população”, disse.

    A gerente das Arboviroses da SES/TO, Christiane Bueno, explica que “o Tocantins faz parte da região Amazônica, área endêmica de transmissão da febre amarela, por isso é necessário um trabalho de vigilância eficiente. Ações como esta visam manter nossas equipes capacitadas para o controle desta doença. Este ano tivemos um óbito confirmado por FA, um turista não vacinado que esteve no Tocantins. Aprimorar as técnicas e as estratégias de vigilância, em conjunto com as ações de promoção e prevenção da FA, como a vacina, pode contribuir para a detecção oportuna de novos casos e reduzir a perda de vidas”, disse a gerente.

    O técnico do MS, Daniel Garkayskas Ramos, reforça que “a febre amarela é uma doença de animais, uma zoonose, altamente letal. A ocorrência em humanos é um evento adverso que deve ser evitado com a união de estratégias de controle, vigilância e ações de prevenção com a vacina. A febre amarela é uma doença que produziu mais casos nos últimos seis anos, do que em 82 anos anteriores. A capacitação visa ampliar a vigilância e melhorar a sensibilidade regional para detecção precoce da Febre Amarela e outras arboviroses e zoonoses na região, a fim de mapear áreas de ocorrência e caminhos de dispersão, como ferramenta adicional à tomada de decisão”, disse.

    SISS-Geo

    O Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) é uma plataforma computacional inerente ao funcionamento do Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS), ambiente virtual da Fiocruz. Existe para gerar, a partir de observações georreferenciadas de animais, modelos de alerta de doenças na fauna silvestre, especialmente aquelas com potencial de acometimento humano, possibilitando ações de vigilância e prevenção à saúde.

    O aplicativo SISS-Geo Android foi elaborado para que os profissionais possam registrar, online ou offline, suas observações de maneira rápida, simples e eficiente, contribuindo de forma direta com a construção de um sistema de utilidade pública para prevenção de doenças, em animais e em pessoas.

    Febre Amarela

    É uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, transmitida por mosquitos silvestres que podem infectar o homem acidentalmente, quando este adentra ambiente de mata. A forma mais eficaz de combate é a imunização. A vacina é ofertada nos postos de saúde de todo o território nacional.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleGoverno do Tocantins assina Ordem de Serviço para a pavimentação asfáltica em Itacajá, nesta terça, 24
    Next Article Envolvidos em esquema que desviou R$ 740 mil do transporte escolar no Tocantins podem pegar até 37 anos de prisão
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    MP denuncia cinco homens por duplo homicídio na zona rural de Araguaína

    28 de agosto de 2026

    Prazo para recursos de concurso da Prefeitura de Araguaína são suspensos após ação do MPTO

    28 de agosto de 2026

    Ex-funcionário de escola é condenado a 9 anos e 4 meses por estupro de vulnerável

    27 de agosto de 2026

    Procon Tocantins notifica BRK por falta de água no povoado Campo Alegre, em Paranã

    26 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.