Queda da taxa de desemprego/Foto: Portal Lubes

A divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD – Contínua) mostrou que o desemprego no Brasil continua em 11,1%, mas confirmou a disparidade entre os estados.

A Bahia, governada pelo PT há 16 anos, tem o pior nível de desemprego (17,6%), seguido de perto por Pernambuco (17%), que é comandado pelo PSB por igual período.

O Maranhão, que esteve nas mãos do PCdoB, está entre os piores níveis de desalentados, empregados com carteira assinada e de informalidade.

Tocantins

A Pesquisa divulgada no último dia 13 pelo IBGE, mostra que o Tocantins, governado por Wanderlei Barbosa (Republicanos), há apenas seis meses no cargo, mostra que a taxa de pessoas sem emprego no primeiro trimestre de 2022 caiu 9%.  Conforme o governador, superado o período mais crítico da pandemia do coronavírus, o cenário é de esperança para o povo do Tocantins.

Wanderlei Barbosa ressalta que o equilíbrio, a melhoria na qualidade dos gastos e o investimento em áreas essenciais somam para a geração de mais empregos, ação que é empreendido pelo atual governo, disse.

Mais sobre a pesquisa PNAD

A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, que mostrou números do IBGE indicando que Estados brasileiros governados por políticos conservadores conseguiram reduzir o desemprego significativamente.

É o caso de Santa Catarina, que, com 4,5% de desocupação, tecnicamente se encontra em situação de pleno emprego. Também são reduzidas as taxas de desemprego no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, governados por conservadores.

Intriga até os mais experientes analistas a perenidade de governos de esquerda em alguns estados, apesar do fraco desempenho econômico Todas as grandes regiões tiveram taxas de desocupação estáveis na comparação com o último trimestre do ano passado, sendo que o Nordeste (14,9%) se manteve com o maior índice ao longo de todos os trimestres analisados. Já a região Sul teve a menor, 6,5%.

Com estabilidade em quase todos os estados, as maiores taxas de desocupação foram as da Bahia (17,6%), de Pernambuco (17,0%) e Rio de Janeiro (14,9%) e as menores, de Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (5,3%) e Mato Grosso do Sul (6,5%).

No Amapá, único estado com queda, a taxa recuou 3,3 p.p., passando de 17,5% no quarto trimestre de 2021 para 14,2% no primeiro trimestre deste ano. “Essa queda, contudo, não se deve ao aumento no número de pessoas ocupadas, mas a menor pressão das pessoas sem trabalho buscando ocupação no estado. Houve uma queda de 7,3% no número de pessoas na força de trabalho e um aumento de 10,4% no contingente fora da força”, analisa a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Wanderlei Barbosa fala sobre asfalto de Taipas para Conceição do TO e reforça compromisso do repasse de mais R$ 2 milhões para cada município do estado
Próximo artigoMulher é morta com facadas pelo ex-comapanheiro em praça pública de Augustinópolis