Na manhã desta quinta-feira, 19, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) deflagrou a operação Scam, que resultou na prisão de um homem, de 34 anos, suspeito de integrar um esquema criminoso de furtos de caminhonetes de luxo e que atuava no Estado do Tocantins. A ação foi deflagrada pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) e foi coordenada pelos delegados Rossilio Correa e Anderson Casé.

A operação Scam também contou com o apoio da Divisão de Inteligência do 1° Batalhão da Polícia Militar de Palmas, da Divisão de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Goiânia (GO), e do Núcleo de inteligência da Superintendência de Trânsito da Capital.

Além da prisão preventiva, também foram cumpridos mandados de buscas na residência do suspeito, local onde foram encontrados alguns aparelhos eletroeletrônicos, os quais, supostamente, são usados para bloquear o sinal de Sistema de Posicionamento Global (GPS) dos veículos e ligar as caminhonetes.

Segundo o delegado-chefe da DERFRVA, Rossilio Correia, as investigações duraram quatro meses e tinham por objetivos identificar e prender um grupo que vem praticando furtos de caminhonetes de luxo nas cidades de Palmas, Tocantínia e outros municípios circunvizinhos.

Como atuavam

O delegado Rossilio Correia explicou como agiam os integrantes do grupo criminoso. “Os criminosos utilizam um aparelho chamado módulo, que era preparado previamente pelo grupo e tinha como finalidade substituir o sistema eletrônico original, e, como consequência, fragilizar todo o sistema de segurança do veículo. Desse modo, o grupo conseguia ligar as caminhonetes e, depois, era usado um outro aparelho denominado capetinha, cuja função era bloquear qualquer tipo de sinal de GPS”, explicou o delegado.

Depois de subtraídas, as caminhonetes eram colocadas em uma espécie de quarentena e ficavam escondidas por alguns dias. Em seguida, eram levadas para outros estados, onde eram clonadas e alienadas a receptadores.

Procedimento

Após capturado, o homem foi conduzido até a sede da Unidade Policial Especializada, onde passou pelos procedimentos de praxe. Em seguida, foi recolhido à Unidade Penal de Palmas, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.

Segundo o delegado Rossilio Correia, as equipes da DERFRVA vêm intensificando as investigações no combate aos crimes de furtos, roubos, clonagem e adulteração de veículos em todo o Estado do Tocantins.

“O comércio de veículos de origem criminosa, como caminhonetes de luxo, tem crescido no Tocantins. Porém, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada, no combate a crimes dessa natureza, está agindo com muito rigor e de forma constante, no sentido de identificar, localizar e prender as pessoas que auferem lucros com o furto e roubo de veículos no Tocantins”, disse o delegado.

Para o delegado Anderson Casé, a prisão do indivíduo, durante a operação Scam, é de grande significância, pois é acusado de integrar um grupo criminoso que agia no furto e roubo de caminhonetes e pode ter feito muitas vítimas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPF encontra armas durante operação no Norte e prende servidores de Araguaína, São Bento do Tocantins e um ex-prefeito
Próximo artigoPresos trabalham na manutenção de rodovias no Tocantins