Mais de 14,4 mil moradores serão beneficiados com os Núcleos de Identificação de Luzinópolis, Cachoeirinha e Sítio do Tocantins que foram inaugurados nesta quinta-feira, 26, pelo Governo do Tocantins. Agora, os moradores dessas cidades não precisarão mais se deslocar para outros municípios para montarem o processo  de emissão do Registro Geral (RG), popularmente conhecido como Documento de Identidade.

A primeira inauguração do dia foi em Luzinópolis, como parte da programação de aniversário da cidade, celebrado também nesta quinta-feira, 26. A cerimônia contou com as presenças de moradores, autoridades locais, do secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública, Reginaldo de Menezes, da diretora do Instituto de Identificação, Naídes César, e da chefe do Núcleo de Identificação de Colinas do Tocantins, Josimeire Veloso.

O prefeito João Português destacou os benefícios que a unidade vai trazer para a cidade. “Este núcleo é de extrema importância para nossa cidade. As pessoas precisam de serviços que muitas vezes é de difícil acesso. E, com o objetivo de atender a população, melhorar a qualidade de vida no que diz respeito neste ato concreto aos serviços públicos, aqueles serviços que a pessoa necessita com mais periodicidade, procuramos captar esse serviço aqui para a cidade que é Núcleo de Identificação que vai permitir às pessoas tirar a carteira de identidade”, ponderou o prefeito adiantando que futuramente vai implantar os serviços da coletoria estadual, da previdência social e alistamento militar.

Luzinópolis tem cerca de 3,2 mil moradores, um deles foi o produtor  rural Mauro Vicente dos Santos que trouxe a filha Luciana Guimarães dos Santos, de 12 anos, já para se inteirar de toda documentação necessária para fazer o primeiro RG. “Ela é a única que não  tem identidade. Tenho mais três  filhos e todos eles já têm identidade. Os documentos deles fizemos em Tocantinópolis que fica a 60km daqui. Perdíamos um bom tempo do dia para fazer isso, agora com esse núcleo aqui vai facilitar muito, melhorar para toda população”, ressaltou o morador.

Cachoeirinha

Em Cachoeirinha, que tem cerca de 2,3 mil habitantes, a implantação do Núcleo foi bastante comemorada pela comunidade local.

“A gente vai poder tirar a identidade aqui mesmo no município. Muitos iam para Imperatriz (MA) porque é uma cidade em que recebemos a identidade no mesmo dia, além disso muitos deixavam para a última hora, quando não dava mais para protelar. Quando era urgente íamos em Imperatriz porque em outras cidades demorava 20 a 30 dias de prazo. Agradecemos demais a parceria com o Governo do Estado por estar disponibilizando esse Núcleo de Identificação aqui”, destacou o prefeito Paulo Macedo.

Sítio Novo

A última inauguração do dia foi em Sítio Novo do Tocantins, onde o prefeito Alexandre Farias falou das dificuldades vividas pelos moradores antes da chegada do Núcleo. “É um dia de muita alegria por essa conquista para Sítio Novo. É muito importante porque às vezes as pessoas vão para Imperatriz chega 5h da manhã e ainda assim não consegue a senha para fazer seu documento. A população agradece demais a iniciativa do Governo do Tocantins por resalizar esse sonho que não é só meu, mas de toda a população”, comemorou.

Cidadania aos moradores

O secretário executivo Reginaldo de Menezes ressaltou que o principal objetivo da descentralização dos serviços é proporcionar cidadania aos moradores. “Essas pessoas que antes tinham que se deslocar a grandes distâncias, agora poderão fazer tudo aqui mesmo no município. Isto é um verdadeiro resgate da cidadania que o Governo do Tocantins vem promovendo para todo o Estado”, ressaltou.

A diretora do Instituto de Identificação, Naídes César, complementa que a descentralização aproxima ainda mais os moradores dos serviços públicos. “Entendemos a dimensão de toda dificuldade que esses moradores tinham em ter o seu primeiro documento e por isso a optamos por descentralizar, trazer esse serviço para mais perto da população. Falamos com prefeitos e vereadores que abraçaram essa causa e graças a parceria entre Governo do Tocantins e prefeituras, já atingimos a marca de 106 núcleos prontos para atender a população”, concluiu.

Nesta sexta-feira, 27, às 9 horas, acontece a inauguração do Núcleo de Identificação de Maurilândia do Tocantins, beneficiando cerca de 3,4 mil moradores.

Serviço

Núcleo de Luzinópolis

Endereço: Rua Norberto s/n°, Centro

Horário de funcionamento: 8 às 13 horas

Núcleo de Cachoeirinha

Endereço: Prédio Prefeitura Municipal de Cachoeirinha – Rua 21 de Abril n° 1525, Centro

Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas

Núcleo de Sítio Novo do Tocantins

Endereço: Sede da Secretaria de assistência social – Rua do comércio n° 1678, Centro

Horário de funcionamento: 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas

Comentários do Facebook