Mais de 14,4 mil moradores serão beneficiados com os Núcleos de Identificação de Luzinópolis, Cachoeirinha e Sítio do Tocantins que foram inaugurados nesta quinta-feira, 26, pelo Governo do Tocantins. Agora, os moradores dessas cidades não precisarão mais se deslocar para outros municípios para montarem o processo  de emissão do Registro Geral (RG), popularmente conhecido como Documento de Identidade.

A primeira inauguração do dia foi em Luzinópolis, como parte da programação de aniversário da cidade, celebrado também nesta quinta-feira, 26. A cerimônia contou com as presenças de moradores, autoridades locais, do secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública, Reginaldo de Menezes, da diretora do Instituto de Identificação, Naídes César, e da chefe do Núcleo de Identificação de Colinas do Tocantins, Josimeire Veloso.

O prefeito João Português destacou os benefícios que a unidade vai trazer para a cidade. “Este núcleo é de extrema importância para nossa cidade. As pessoas precisam de serviços que muitas vezes é de difícil acesso. E, com o objetivo de atender a população, melhorar a qualidade de vida no que diz respeito neste ato concreto aos serviços públicos, aqueles serviços que a pessoa necessita com mais periodicidade, procuramos captar esse serviço aqui para a cidade que é Núcleo de Identificação que vai permitir às pessoas tirar a carteira de identidade”, ponderou o prefeito adiantando que futuramente vai implantar os serviços da coletoria estadual, da previdência social e alistamento militar.

Luzinópolis tem cerca de 3,2 mil moradores, um deles foi o produtor  rural Mauro Vicente dos Santos que trouxe a filha Luciana Guimarães dos Santos, de 12 anos, já para se inteirar de toda documentação necessária para fazer o primeiro RG. “Ela é a única que não  tem identidade. Tenho mais três  filhos e todos eles já têm identidade. Os documentos deles fizemos em Tocantinópolis que fica a 60km daqui. Perdíamos um bom tempo do dia para fazer isso, agora com esse núcleo aqui vai facilitar muito, melhorar para toda população”, ressaltou o morador.

Cachoeirinha

Em Cachoeirinha, que tem cerca de 2,3 mil habitantes, a implantação do Núcleo foi bastante comemorada pela comunidade local.

“A gente vai poder tirar a identidade aqui mesmo no município. Muitos iam para Imperatriz (MA) porque é uma cidade em que recebemos a identidade no mesmo dia, além disso muitos deixavam para a última hora, quando não dava mais para protelar. Quando era urgente íamos em Imperatriz porque em outras cidades demorava 20 a 30 dias de prazo. Agradecemos demais a parceria com o Governo do Estado por estar disponibilizando esse Núcleo de Identificação aqui”, destacou o prefeito Paulo Macedo.

Sítio Novo

A última inauguração do dia foi em Sítio Novo do Tocantins, onde o prefeito Alexandre Farias falou das dificuldades vividas pelos moradores antes da chegada do Núcleo. “É um dia de muita alegria por essa conquista para Sítio Novo. É muito importante porque às vezes as pessoas vão para Imperatriz chega 5h da manhã e ainda assim não consegue a senha para fazer seu documento. A população agradece demais a iniciativa do Governo do Tocantins por resalizar esse sonho que não é só meu, mas de toda a população”, comemorou.

Cidadania aos moradores

O secretário executivo Reginaldo de Menezes ressaltou que o principal objetivo da descentralização dos serviços é proporcionar cidadania aos moradores. “Essas pessoas que antes tinham que se deslocar a grandes distâncias, agora poderão fazer tudo aqui mesmo no município. Isto é um verdadeiro resgate da cidadania que o Governo do Tocantins vem promovendo para todo o Estado”, ressaltou.

A diretora do Instituto de Identificação, Naídes César, complementa que a descentralização aproxima ainda mais os moradores dos serviços públicos. “Entendemos a dimensão de toda dificuldade que esses moradores tinham em ter o seu primeiro documento e por isso a optamos por descentralizar, trazer esse serviço para mais perto da população. Falamos com prefeitos e vereadores que abraçaram essa causa e graças a parceria entre Governo do Tocantins e prefeituras, já atingimos a marca de 106 núcleos prontos para atender a população”, concluiu.

Nesta sexta-feira, 27, às 9 horas, acontece a inauguração do Núcleo de Identificação de Maurilândia do Tocantins, beneficiando cerca de 3,4 mil moradores.

Serviço

Núcleo de Luzinópolis

Endereço: Rua Norberto s/n°, Centro

Horário de funcionamento: 8 às 13 horas

Núcleo de Cachoeirinha

Endereço: Prédio Prefeitura Municipal de Cachoeirinha – Rua 21 de Abril n° 1525, Centro

Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas

Núcleo de Sítio Novo do Tocantins

Endereço: Sede da Secretaria de assistência social – Rua do comércio n° 1678, Centro

Horário de funcionamento: 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMédico filma sexo oral com técnica de enfermagem dentro do Hospital Municipal de Parauapebas
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa autoriza obras de asfalto dos setores Oeste e Bela Vista, em Pugmil