A cidade de Cristalândia viveu a retomada de sua festa mais tradicional, a Festa dos Velhos, no último sábado, 21, uma manifestação cultural fruto da mobilização popular que já tem 41 edições realizadas. E, com investimentos da Prefeitura Municipal da cidade, em 2022 entrou para a história pela proporção: foram mais de 7 mil pessoas celebrando a retomada de eventos após dois anos de pandemia, numa estrutura especialmente preparada pelo Município no setor Andrelina. Com a animação de 12 sanfoneiros e a banda Capim do Cerrado, a festa se estendeu até a manhã de domingo, 22, no mesmo ritmo, o forró pé de serra.

O governador Wanderlei Barbosa, a senadora Kátia Abreu, a deputada federal Dulce Miranda e os deputados estaduais Nilton Franco, Ivory de Lira e Claúdia Lélis marcaram presença na festa.

“Hoje estamos festejando a vida, o amor, celebrando nossa cultura. Investimos nessa estrutura, nessa programação tão especial, porque sabemos a importância que é a tradição para nossa cidade. E o resultado do empenho de toda a equipe da Prefeitura é esse grande evento que proporciona não só a diversão, mas também o incentivo na economia local”, destacou o prefeito Big Jow, se referindo ao incremento na rede hoteleira local que esteve totalmente ocupada desde a sexta que antecedeu a festa; a comercialização de alimentos e bebidas no ambiente da festa pelos 34 barraqueiros, além do comércio em geral que recebeu os visitantes, vindos inclusive de outros estados.

O comerciante Raimundo Nonato Catuário foi um dos barraqueiros da Festa dos Velhos com a ‘Barraca do Nonato’ e fez questão de elogiar o trabalho da gestão municipal. “Muito boa, tudo muito organizado. Todo ano a festa vem até mim, já que moro aqui, mas este ano ela veio boa demais. Vendi tudo. Tenho que fazer o balanço, mas acho que o lucro vai ser muito bom”, disse.

Criada ainda nos anos 1980, a festa teve como o primeiro tocador, o senhor Senhor Rosinha, que aos 73 anos abriu a programação na edição 2022. Ao relembrar aquela primeira edição, quando um grupo de amigos se viu impedido de participar da Festa dos Velhos ‘dos ricos’, e resolveu criar a sua própria festa, ele conta: “toquei a noite inteira sem parar, das 10 da noite até o outro dia. Quando a gente viu o povo da festa dos ricos já estava era na nossa festa que tava bem mais animada (rs)”.  Senhor Rosinha apresentou sua composição ‘Cristalândia’ na abertura do evento.

Estrutura

A Praça do setor Andrelina, que abriga a Festa dos Velhos desde os anos 80, recebeu em 2022 uma estrutura especialmente preparada para o evento, mas, que deixará benefícios definitivos, como os banheiros – feminino e masculino – instalados ao lado da Praça.  A iluminação especial utilizou 14 refletores de led, e foram instaladas lixeiras em todo o ambiente, além de 10 tendas para abrigar os comerciantes presentes no evento. Os 34 barraqueiros do espaço da festa receberam kit de identificação e camiseta padronizada. No local foram comercializados desde a quinta, 19, a tradicional cerveja gelada e seus acompanhamentos, delícias como tapiocas, caldos, escondidinhos, pastel entre outras porções diversas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Wanderlei Barbosa assina ordem de serviço de R$ 29,8 milhões para obra de asfalto entre Itacajá e Itapiratins; ‘momento histórico, uma demanda de décadas’, diz prefeita   
Próximo artigoPrimeira sede do Governo do Tocantins vai ganhar anexo para abrigar acervo museal