Foto: Escola da inteligência

A diretoria do Sintet esteve reunida nesta sexta-feira (21), e acertou os últimos encaminhamentos para entrar com uma liminar contra o decreto do governo estadual que autoriza o retorno imediato das aulas presenciais. A medida prima pelo direito à vida, direito que resguarda a saúde e só após a vacinação seja permitido o retorno das aulas presenciais. O Sintet já havia anunciado no início da semana que entraria com ações regionalizadas em cada comarca, zelando pela vida dos profissionais da educação e cobrando a inclusão da categoria nos grupos prioritários de imunização. A novidade é a liminar contra o governo estadual.

Para o Sintet, essencial é a vida. “Neste momento é primordial zelar pela vida, sem a vida, sem o direito à saúde a quem vamos garantir o direito à educação? Essencial é a vida, queremos que as pessoas tenham a garantia da vacina para que possam retornar com segurança as aulas presenciais”, disse José Roque Santiago.

Após o decreto do governador, os presidentes regionais do Sintet começaram uma agenda de visitas as prefeituras, onde pedem a manutenção do ensino remoto e o não retorno das aulas presenciais sem a vacinação dos profissionais da educação.

Na regional de Tocantinópolis
Dez municípios devem atender a decisão da ATM e as aulas presenciais continuam suspensas. Em Nazaré, as aulas foram retomadas e após dois dias foram suspensas por um prazo de mais quinze dias. “Vários municípios já se posicionaram pelo não retorno, devido a maioria dos municípios ter registro de aumento de casos de COVID-19, e os hospitais não terem condições de receber mais infectados”, disse Cleber Borges.

Regional de Augustinópolis
Em Augustinópolis, foi realizado agendas junto aos comitês municipais de combate a COVID-19. “Estamos intercedendo pela vacinação antes do retorno das aulas presenciais”, disse o diretor de Formação do Sintet, Jules Rimet.

Regional de Guaraí
Na regional de Guaraí, o único município que retornou as aulas foi Itacajá, mas já suspendeu e prorrogou suspensão por mais 15 dias. Em Guaraí apenas a rede estadual retomou as aulas presenciais. “Os prefeitos estão receosos em retornar, não há condições do sistema de saúde atender as pessoas caso haja um colapso, e o número de infectados sobe diariamente”, disse Iolanda Bastos.

Regional de Miracema
Na regional de Miracema, os prefeitos devem atender a decisão da ATM, já a Diretoria Estadual de Ensino está provocando as escolas estaduais para retornarem, devido a decisão do governo estadual junto com a Seduc.

Regional de Gurupi
Decreto informa que as aulas presencias devem retornar só em agosto. Em alvorada está de forma hibrida, as escolas estaduais vão retornar na próxima segunda-feira. O Sintet está pedindo através de oficio para que não retome as aulas presenciais. Hoje foi realizado uma blitz manifesto em Gurupi em campanha pela vacinação, informou Gabriela Zanina.

Regional de Paraíso
Em Paraíso, as aulas estão funcionando de forma hibrida. Caseara, Pugmil, Marianópolis, Caseara, Cristalândia e Lagoa da Confusão sem aulas presenciais, informou Nonato Silva.

Regional de Arraias
Todos os municípios na regional de Arraias estão sem aulas presenciais. Não há incidência de retorno presencial para os próximos dias. Os prefeitos de Arraias, Combinado, Lavandeira, Paranã e Aurora continuam sem aulas presenciais, contribuiu Helcio Coelho.

Regional de Porto Nacional
O Sintet está buscando conversar com a prefeitura de Porto Nacional para o não retorno das aulas presenciais. Já na rede estadual, devem retomar. Deve ser organizado um ato público com carreata nos próximos dias, disse Luiz Rocha.

Regional de Palmas
Lagoa do Tocantins, Santa Tereza, Novo Acordo continuam remoto. Mateiros e São Felix estamos aguardando resposta. Em Palmas vamos realizar uma assembleia para discutir com a categoria, informou Fabio Lopes.

Regional de Araguaína
Araguaína retornou com aulas hibridas, mesmo contra a vontade dos profissionais da educação com medo, mas o Sintet está ativo brigando contra contra esse retorno das aulas presenciais sem vacina. Sem vacina, é primordial manter as aulas remotas, disse Rosy Franca.

Regional de Dianópolis
No Sudeste é unanime devem decretar a suspenção das aulas presenciais.
Almas e Porto Alegre não tem condições de retornar as aulas remotas. Taguatinga, Rio da Conceição e Dianópolis sem aulas presenciais. Não ao decreto do governador, informou Jailton Pereira.

Veja os encaminhamentos tirados na reunião:

Judicializar
Será feito uma ação coletiva – liminar contra o governo estadual pelo não retorno das aulas presenciais antes da vacinação dos profissionais da educação, e também será feito a mesma medida para os municípios que decretarem o retorno das aulas presenciais.

Mídia
Campanha pela vacinação já – aulas só com vacina.
Atos públicos/ carreata por regionais.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRegião norte de Palmas recebe ação para vacinar cães e gatos contra raiva neste sábado (22); veja os locais
Próximo artigoGrave acidente no Sul do Tocantins mata motorista e cachorro de estimação